Saúde mental é tema de palestra da Sipat 2023

Programação que visa ampliar os debates em torno da prevenção de acidentes de trabalho segue até esta sexta (1º)

Saúde mental é tema de palestra da Sipat 2023

Nesta quarta-feira (29), o auditório da Biblioteca Municipal "Mário de Andrade" recebeu mais uma palestra da a edição 2023 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), programação desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara. Dessa vez, o tema abordado foi "Saúde mental e cuidados terapêuticos", com a psicóloga Taísa Borges e a fonoaudióloga Morgana Núrcia, ambas do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" (Cenpe/Unesp).

Em sua participação, Taísa comentou sobre a importância de se falar em saúde mental. "O Brasil tem a população mais ansiosa do mundo. É um país onde 9,3% da população sofre com ansiedade patológica, que são aquelas que precisam de algum tipo de medicação e de tratamento. É um índice muito alto. Tudo bem que tem a ver com as questões sociais, a pandemia, entre outras coisas, mas é grave e é um sintoma que pode levar a outras alterações físicas", citou Taísa.

Com cinco dias de palestras, a Sipat é uma das atribuições da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e visa ampliar os debates dentro de uma empresa ou instituição sobre a importância dessa prevenção.

A semana, que neste ano conta com o tema "Cuide da saúde, da segurança e da vida", teve início nesta segunda-feira (27) com a palestra "Saúde mental e relações no trabalho", com a palestrante Flávia Dótoli. Nesta terça (28), Renata Orloski, do Sicoob, ministrou a palestra "Economia financeira doméstica".

A programação terá continuidade nesta quinta (30), às 9h, quando será a vez da palestra "Ergonomia e qualidade de vida", com Patrícia Celis Murillio. Na sexta, dia 1º, também às 9h, a equipe da Coordenadoria de Segurança Alimentar ministrará a palestra "Políticas públicas de segurança alimentar em Araraquara; Escolhas alimentares saudáveis; e Papel da alimentação no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis.

A Biblioteca Municipal "Mário de Andrade" fica na Rua Carlos Gomes, 1729, Centro.