Copa Estadual de Ginástica Artística é tema do "Canal Direto com a Prefeitura"

Juliana Desidério, técnica da equipe feminina de ginástica artística da Fundesport, revelou detalhes da competição que acontece neste final de semana em Araraquara

Copa Estadual de Ginástica Artística é tema do "Canal Direto com a Prefeitura"




Neste final de semana, Araraquara sediará a 12ª edição da Copa Estadual de Ginástica Artística, competição promovida pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo com apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. As disputas acontecem neste sábado (4) e domingo (5) no Ginásio de Esportes "Castelo Branco", o Gigantão, com entrada gratuita para o público. Para falar sobre o assunto, o "Canal Direto com a Prefeitura" convidou a técnica da equipe feminina de ginástica artística da Fundesport, Juliana Desidério.

A treinadora falou sobre os benefícios ocasionados pela prática da ginástica artística. "Eu sou nascida e criada dentro do esporte, dentro da ginástica, e podemos citar melhora nos aspectos cognitivos, motores, coordenativos e muitas outras coisas que essas crianças levam para a vida inteira. E não é só a criança que vai para a competição que adquire essas características, essas qualidades. Todas as crianças que praticam a ginástica vão ter melhoras em diversos aspectos. E falamos que a ginástica é o esporte mais completo que existe. Uma criança que pratica ginástica tem muito mais facilidade em todos os outros esportes. Ajuda para todos", assegurou.

Juliana também opinou sobre os fatores que fizeram Araraquara ser escolhida como sede da competição estadual. "É um processo que funciona da seguinte maneira: algumas cidades se candidatam, cidades que têm o interesse em sediar, e diversos fatores são analisados. Nós temos um ótimo histórico, pois sempre sediamos competições da Secretaria do Estado e as nossas competições sempre são extremamente organizadas, em um espaço bem cuidado. Todas as pessoas que trabalham para que esses eventos aconteçam nos ajudam de forma que todo mundo queira voltar para cá. Também ficamos muito felizes em sermos escolhidos mais um ano. E temos equipes estreando em competições este ano, então a expectativa fica muito grande em torno das atletas e de tudo o que elas fazem. E é um reconhecimento também para o trabalho de cada uma das meninas", frisou.

Segundo a técnica, Araraquara será representada por 20 meninas e sete meninos. "As nossas meninas estão divididas em três categorias. A categoria A envolve atletas de oito a dez anos, que são essas as meninas que estão estreando, são as nossas pequenininhas, os mascotinhos. Depois temos a categoria de 9 a 13 anos. E temos a categoria A, que é até 16 anos, que são as nossas meninas mais experientes e que foram as campeãs do ano passado. 
E temos meninos também nas três categorias", salientou.

Juliana também falou sobre como equilibrar a parte psicológica do grupo para uma competição deste nível. "Essa é a parte mais complicada porque precisamos que elas vivenciem o momento de competição para que elas possam, aos poucos, ganhando essa experiência, ganhando maturidade nesse processo. Tem alguns aparelhos na ginástica em que a adrenalina do momento da competição acaba atrapalhando. A trave, por exemplo, é um aparelho de dez centímetros. A menina tem que estar muito calma, mas isso ela só adquire com o passar do tempo e, lógico, com muito treinamento. É preciso vivenciar a modalidade. E também vai muito de cada menina. Às vezes, uma menina tem muita afinidade com esse aparelho que as outras não têm. É o momento em que ela fica mais segura, mais tranquila. E outro ponto positivo é que uma também ajuda a outra. E tem a estratégia da competição também, por exemplo, pegar um aparelho como a trave e iniciar a competição com uma menina que é mais segura nesse aparelho, dar confiança para as outras que vem na sequência. Então, isso também é um estudo que fazemos no dia a dia delas. São vários fatores que nos ajudam", afirmou.

A técnica também falou sobre a expectativa gerada em cima das meninas de Araraquara, que vêm colecionando bons resultados nos últimos anos. "Eu converso muito com elas que o resultado é uma consequência de tudo que vai acontecer no dia. A equipe não pode, porque teve um resultado positivo ano passado, já entrar achando que está ganho, porque cada competição é uma competição. Mas o que eu falo para elas é que o importante é que o resultado venha com a equipe tendo feito o seu melhor. O resultado é consequência. Se der, vamos ficar muito felizes e se não der, vamos trabalhar muito mais para crescer e acertar nas próximas", ressaltou.

Juliana reforçou o convite para a população da cidade. "O evento é gratuito, está todo mundo convidado, todos os nossos atletas, todas as crianças que participam das Escolinhas de Esportes da Prefeitura de maneira geral e o público da cidade. Araraquara vai competir sábado de manhã com a categoria de oito a dez anos. De tarde para noite, com a categoria até 16 anos e no domingo de manhã e à tarde com a categoria até 13 anos. E o masculino compete sábado à tarde e domingo à tarde. Então tem Araraquara em todo canto, do começo ao fim da competição", brincou a treinadora.

Ela falou ainda da responsabilidade da cidade em receber uma competição desse porte. "Essa a maior competição que estamos sediando, com número recorde de participantes, mais de 40, quase 50 entidades. Clubes como o Palmeiras, o São Paulo, estarão todos aqui. É um evento muito grande. Estamos muito felizes e trabalhamos muito para que ele acontecesse. Estamos muito felizes de ter chegado e ter dado tudo certo até aqui. Se Deus quiser, nós vamos continuar e contamos com todo mundo para assistir as meninas. Obrigada mais uma vez à Prefeitura por esse espaço. Obrigada à Secretaria do Estado por nos dar todo o suporte para essa competição acontecer, por ter nos escolhido como sede, e a todos os pais, a todas as pessoas que estão trabalhando para que esse evento aconteça. Também agradeço a todas as nossas atletas, nossas meninas que estão treinando muito, se dedicando muito para esse dia e, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Contamos com vocês", concluiu Juliana.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.