Campanha em prol das vítimas dos temporais do RS segue em Araraquara

Ação realizada pela Prefeitura conta com pontos de arrecadação em várias regiões de Araraquara

Campanha em prol das vítimas dos temporais do RS segue em Araraquara

A campanha realizada pela Prefeitura de Araraquara em prol das vítimas dos temporais que afetaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias segue em atividade na cidade. Além da grande quantidade de pessoas que estão colaborando com suas doações, a ação também conta com a sensibilidade de algumas empresas e instituições da cidade.

Três exemplos dessa iniciativa vieram da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, que fez a entrega de 2.112 pacotes de absorventes ao Fundo Social de Solidariedade; da Faculdade Logatti, que doou 67 litros de leite, arrecadados pelo Projeto Mãos de Alegria, que é desenvolvido pela própria instituição de ensino; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Araraquara, que efetuou a doação de 10 caixas de máscaras N95 com 200 unidades cada, uma caixa de face shields e 27 caixas de absorventes com 48 pacotes de oito unidades cada. Diversas outras empresas seguem colaborando de forma ativa para a campanha.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Cidinha Silva, falou sobre a importância da colaboração de todos. "Quero pedir a colaboração de toda a população da nossa cidade, lojistas, pessoas físicas e quem puder nos ajudar. Estamos aqui de portas e coração abertos. Estamos precisando de tudo para mandar para eles, como roupas e alimentos, mas estamos focados em algumas prioridades como água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal. Os produtos de limpeza são sabão, sabão em pó, detergente, desinfetantes, esponjas, entre outros. Os produtos de higiene pessoal são pasta de dente, escovas, desodorante, sabonete, shampoo, condicionador e absorvente", comentou.

A ação em prol das vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul atende a um pedido da primeira-dama do Brasil, Janja, feito diretamente ao prefeito Edinho, que também é secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos.

Os pontos de coleta são o Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, a sede da Guarda Civil Municipal, a Casa dos Conselhos, a Secretaria de Esportes e Lazer (Gigantão), a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a sede da MoradaCar, a Casa SP Afro Brasil "Oswaldo da Silva – Bogé", a Ceagesp, o Tiro de Guerra, o Shopping Jaraguá, Casa Deliza e todas as lojas das redes DrogaVen e Savegnago.

São arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, água e produtos de higiene. A campanha também tem o tema "Um por todos e todos por elas", que visa arrecadar itens específicos para mulheres, como absorventes e peças íntimas. Jacqueline Barbosa falou sobre a atuação da população de Araraquara na ação.

Números da tragédia

Até esta quarta-feira (6), os temporais do Rio Grande do Sul resultaram em 100 mortes confirmadas, quatro óbitos em investigação, 128 pessoas desaparecidas e 372 feridos. Há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 66,7 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). As fortes chuvas tiveram início em 27 de abril e ganharam força no dia 29, atingindo 417 municípios do Rio Grande do Sul, um total de 1,4 milhão de pessoas afetadas de alguma forma pelo temporal.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no link araraquara.sp.gov.br/araraquara-solidaria.

Campanha em prol das vítimas das chuvas do RS seguem em atividade em Araraquara - Foto Divulgação