Araraquara é representada na 2ª Comigrar em São Paulo

Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia reuniu mais de 400 pessoas para debater políticas públicas

Araraquara é representada na 2ª Comigrar em São Paulo

No último final de semana, sábado (6) e domingo (7), o Campus Mooca da Universidade São Judas, na capital paulista, recebeu mais de 400 pessoas na 2ª Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia de São Paulo (Comigrar-SP), que foi promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP).

Araraquara foi representada no encontro pela coordenadora de Direitos Humanos da Prefeitura, Renata Fattah, pelo integrante da Coordenadoria de Direitos Humanos, Renan Faria, e pelos venezuelanos Nohemi Centeno Torres e Jorge Aníbal Benshimol Salamanca, que foram eleitos como delegados da cidade na 1ª Conferência Municipal de Imigração. "Além de Araraquara, apenas Campinas e Marília marcaram presença, ou seja, tivemos uma representatividade do interior muito pequena, e Araraquara foi a única cidade do interior que levou delegado", explicou.

O evento, que neste ano teve o tema "Cidadania em Movimento", integrou a etapa preparatória da 2ª Comigrar Nacional, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A conferência estadual elegeu oito delegados migrantes, refugiados e apátridas (da República Democrática do Congo, Venezuela, Afeganistão e Bolívia). Eles irão participar da etapa nacional, que está prevista para ocorrer em junho, em Foz do Iguaçu (PR).

Os participantes (pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, pesquisadores, representantes de associações, organizações da sociedade civil) foram divididos em grupos de discussão, a partir de seis eixos temáticos propostos pelo MJSP: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Interculturalidade e diversidades; Governança e participação social; Regularização migratória e documental; e Enfrentamento a violações de direitos. As 30 propostas selecionadas serão levadas para a etapa nacional.