Ordem de serviço para reforma da USF do Jardim Brasília é assinada

Unidade de saúde atende 12 bairros da região do entorno do Jardim Brasília, reunindo quase 5.700 pessoas

Ordem de serviço para reforma da USF do Jardim Brasília é assinada

Uma solenidade realizada nesta quarta-feira (8) marcou a assinatura da Ordem de Serviço para início da execução das obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) "Prof. Dr. Edmundo Juarez", que fica na Rua Martiniano Prisco dos Santos, s/nº, no Jardim Brasília.

A reforma atenderá uma demanda da população da região do Jardim Brasília, que a enviou às plenárias regionais do Orçamento Participativo. "Essa obra foi várias vezes para o Orçamento Participativo, não ficou em primeiro lugar, mas ficou em segundo. O prefeito Edinho sempre diz que o primeiro lugar é garantido, é lei, foi eleito e vai ser cumprido. O que conseguirmos de recursos além disso, serão realizadas as demandas que ficaram em segundo, terceiro lugar. Essa obra ficou em segundo e o papel do prefeito é buscar recursos. Foi realmente isso que ocorreu e hoje estamos aqui para dar início a essa reforma", explicou a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, que no ato representou o prefeito Edinho.

A unidade de saúde, que atende 12 bairros da região do entorno do Jardim Brasília, reunindo quase 5.700 pessoas, receberá várias melhorias, incluindo substituição total do piso e dos revestimentos cerâmicos; substituição das calhas, dos gabinetes de madeira e pintura geral de todo o prédio. Além disso, no galpão de atividades será executado o fechamento com alvenaria revestida com argamassa de cimento e areia com retirada e recolocação da cobertura existente, instalação de portas e janelas de vidro temperado, iluminação e pintura geral.

A obra faz parte de um pacote de reformas e ampliações que contempla 20 espaços públicos de saúde, por meio de recursos liberados pelo Governo Federal, no valor total de R$ 24,5 milhões. A reforma desta unidade no Jardim Brasília receberá um investimento de R$ 319 mil. Ao todo, serão reformadas e ampliadas 15 unidades básicas e as três UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), além da construção das sedes próprias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

A USF do Jardim Brasília foi inaugurada em março de 2014 e leva o nome do Professor Doutor Edmundo Juarez. Formado pela Universidade de São Paulo em 1953, se especializou em anestesiologia e construiu sua valorosa carreira na medicina atuando em vários pontos do país. No entanto, seu maior orgulho era ser diretor do Sesa, Serviço Especial de Saúde de Araraquara, por acreditar que o médico de saúde pública devia usar todos os seus recursos nas atividades de ponta, em contato direto com a população. Edmundo Juarez faleceu em fevereiro de 1997.

Eliana Honain também falou da importância do homenageado que dá nome à USF. "Essa unidade representa muito porque leva o nome de uma pessoa muito especial que é o Dr. Edmundo Juarez. Eu tive o privilégio de conhecer o Dr. Edmundo Juarez, de trabalhar um pouquinho com ele, que foi diretor do Sesa e um sanitarista renomado no país. O calendário de vacinação que temos hoje tem muito da importante contribuição que ele deu enquanto trabalhou no Ministério da Saúde. Ele tem uma história, ele tem um trabalho em relação à vacina do sarampo, que foi um grande desafio. O sarampo era uma doença que matava muito as crianças e ainda é uma doença que traz grandes complicações. Ele fez um calendário perfeito em relação a isso, mas ele tem outra coisa que marca e justifica muito o seu nome nesta unidade. Ele participou do programa Saúde Educação, desenvolvido pelo prefeito Clodoaldo Medina em 1983, que pediu à Unesp para pensar em um projeto de saúde e educação. O Dr. Edmundo, junto ao Valter Cury, Julieta Ester do Amaral, representou a saúde na criação desse projeto onde teríamos sempre, no cinturão da cidade, uma unidade de saúde junto a uma unidade de educação e recreação. É uma pessoa importante e por isso é uma grande responsabilidade que a equipe desta USF tem de dar uma qualidade na assistência e no cuidado da saúde da população, pelo nome que leva essa unidade", comentou.

O vereador Edson Hel (PV), que representou a Câmara Municipal na cerimônia, destacou que a obra é uma antiga demanda da população atendida pela unidade de saúde. "É uma alegria enorme estar aqui hoje para presenciar esse ato. Essa é uma demanda que os moradores dessa região reivindicam há muitos anos. Fico muito feliz e agradecido à secretária da Saúde, Eliana Honain, e ao prefeito Edinho por terem incluído essa unidade nesse programa de várias unidades de saúde que vão ser reformadas em Araraquara, além das três upas. O Jardim Brasília está em festa, os bairros adjacentes estão felizes porque são quase 5 mil pessoas atendidas nesse posto de saúde", frisou.

Também marcaram presença na solenidade o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Fabi Virgílio (PT); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o superintendente do Daae, Delorges Mano; o chefe de Gabinete, Renato Ribeiro; a coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Mauricio Rigolin; e Fabiano Alonso, que representou a empresa Ramon Aguilera, responsável pela obra.