Praça Sustentável do Jardim Cambuy será inaugurada neste sábado (4)

Pensado e iniciado por toda a vizinhança, espaço de lazer foi construído pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae)

Praça Sustentável do Jardim Cambuy será inaugurada neste sábado (4)




Neste sábado (4), às 10h, será realizada a solenidade de inauguração da Praça Sustentável "Loui de Morais Bego", que fica na Rua João Evangelista Rodrigues Primiano, altura do nº 245, Jardim Cambuy. O espaço foi construído pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) com o reaproveitamento de materiais descartados na Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil (ETRCC).

A primeira Praça Sustentável de Araraquara foi inaugurada em 2020 no Jardim Universal, a segunda foi implantada em 2021 no Jardim Dumont, a terceira no Santa Angelina em 2022 e a quarta em 2023 no Jardim Victório De Santi.

A Praça Sustentável do Jardim Cambuy foi uma demanda da população local, encaminhada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) ao Daae. Essa praça tem uma particularidade, pois foi pensada e iniciada por toda a vizinhança. Inicialmente, o terreno era um problema para aquela comunidade, apresentando mato alto, acúmulo de lixo descartado irregularmente e animais peçonhentos. Com o envolvimento de toda a comunidade, esse terreno passou a ser transformado – com plantio de árvores e plantas, além de instalação de brinquedos para as crianças – e acabou se tornando um local de convívio de todos os moradores da região.

Loui de Morais Bego

Um casal muito querido pela comunidade do Jardim Cambuy, Pâmela e Amadeu Bego, descobriu em 2020 que estavam grávidos de seu primeiro filho, Loui. Infelizmente, devido a um problema genético, o pequeno Loui desenvolveu uma doença rara chamada hidropisia fetal e veio a falecer com 31 semanas de gestação, no dia 23 de junho de 2021.

Os pais decidiram cremar o bebê e depositaram suas cinzas no espaço, juntamente com o plantio de uma árvore, que ficou conhecida, posteriormente, como a árvore do Loui. Desde então, o espaço passou a ter um valor simbólico e sentimental muito grande para o casal, bem como para toda a vizinhança.

Projeto Praça Sustentável

O projeto Praça Sustentável foi iniciado pelo Daae em 2019, a partir de uma demanda de um grupo de moradores do Jardim Universal, que estava descontente com o uso indevido de uma área pública que servia de deposição irregular de resíduos; com o objetivo de requalificar a área, pensando no menor custo de investimentos e, sobretudo, na reutilização de materiais que poderiam ser reaproveitados, foi concluída a primeira praça.

A partir daí os demais projetos seguiram a mesma lógica de requalificar espaços antes ocupados pela deposição irregular de lixo e entulho, permitindo novos usos, embelezamento do entorno e disponibilidade de área para o lazer contemplativo, com baixo custo, utilizando materiais processados na ETRCC (Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil), como agregado reciclado, madeiras e sobras de tubulações utilizadas nas obras do Daae.

Outra característica importante do projeto é que ele acontece em áreas próximas aos PEVs (Pontos de Entrega de Volumosos), permitindo que a população compreenda que a implantação de um PEV não descaracteriza nem desvaloriza o local, e que é um espaço educador visando à sensibilização da população e à mudança de hábitos.
 
 
Praça Sustentável do Jardim Cambuy será inaugurada neste sábado - Foto Tetê Viviani (1)