Políticas para Mulheres

70e8f6d1-c8bc-426d-b692-8ce6a77f47f1

  • Endereço: 
  • Telefone: 16 3333 6582
  • Horário de atendimento: 09h00 às 17h00
  • E-mail: [email protected]

 

A Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM) tem como objetivo elaborar, propor, articular, planejar e fomentar a implantação de políticas públicas para a defesa dos direitos das mulheres e equidade de gênero, levando-se em consideração a intersetorialidade, assim como coordenar projetos e programas para combater todas as formas de discriminação e preconceitos contra as mulheres praticados em Araraquara.

Visando a garantia da autonomia e qualidade de vida das mulheres, a CEPPM promove políticas públicas de enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência sexista, por meio de seu principal equipamento de atendimento especializado, o Centro de Referência da Mulher (CRM), que é o principal serviço de articulação da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência no Município.

 

  • Endereço: Avenida Espanha, 536 – Centro
  • Telefone: 16 3334 203
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 07h00 às 17h00
  • E-mail: [email protected] 

Plantão 24 Horas: 16 99762 0697

 

O Centro de Referência da Mulher (CRM) realiza ações afirmativas que visam coibir qualquer tipo de violência contra a mulher, garantindo atendimento psicológico, orientação e encaminhamento jurídico, assim como para a rede de proteção socioassistencial, às mulheres vítimas de violência (doméstica, sexual, psicológica, física, moral, patrimonial e sexual). Por lei, o serviço garante atendimento ininterrupto às vítimas de violência que estejam em risco de vida, fornecendo abrigamento em local seguro e sigiloso através de um plantão 24 horas. 

Para combater a desigualdade de gênero e todas as formas de violência, o CRM também atua na articulação das diversas políticas públicas (saúde, educação, proteção social) direcionadas às mulheres, sendo um espaço de apoio e referência de encaminhamento para todas as mulheres, mesmo aquelas que não sofrem violência.

 

Serviços:

 * Atendimento terapêutico e psicológico;

* Acompanhamento nos serviços da rede de proteção à mulher: Defensoria Pública, Delegacias, Centros Médicos, Assistência Social, Serviços de Habitação, Instituto Médico Legal, Fórum;

* Palestras, Oficinas e Rodas de Conversa sobre os diversos temas referentes às questões de gênero e violências.

 

Como ser atendida pelo CRM? É simples, não precisa de encaminhamento ou burocracia. Basta ligar nos números: 33342033 / 33336582 e agendar seu acolhimento. Em casos urgentes, o atendimento é imediato.

 

Plantão 24 Horas: Por meio do telefone (16) 99762-0697 a mulher em situação de violência pode acessar o serviço do CRM, ser acolhida, informada sobre seus direitos e encaminhada aos órgãos competentes através da articulação da rede de proteção às mulheres. O atendimento do Plantão 24 Horas aceita chamadas a cobrar, e a mulher também pode enviar mensagens via WhatsApp.

A Casa Abrigo Para Mulheres Vítimas de Violência, além de acolher temporariamente as mulheres vítimas de violência que correm risco de vida, tem por objetivo oferecer acompanhamento psicológico, orientação socioeconômica e jurídica para as mesmas

O acolhimento é realizado em casa de endereço sigiloso para garantir a segurança das mulheres em risco de vida, podendo abrigá-las com seus filhos caso exista a necessidade. Compete ao Centro de Referência da Mulher (CRM) realizar a triagem para a admissão à Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência “Alaíde Aparecida Kuranaga” e o encaminhamento do caso pode se dar através dos órgãos ou instituições públicas que fazem parte da Rede de Proteção às Mulheres, sempre mediante estudo e a apresentação de Boletim de Ocorrência Policial, ou ainda documento oriundo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Defensoria Pública do Estado.

 

Como ser abrigada na Casa Abrigo de Mulheres? Por meio de encaminhamento dos órgãos e instituições da Rede de Proteção às Mulheres, através do número de celular do Plantão 24h: 99762 0697, ou através dos números do Centro de Referência da Mulher. 

Endereço: Avenida José Bonifácio, 2351 – Jardim Morumbi

Telefone: 16 2222 0140

 

A Casa das Margaridas “Yasmin da Silva Nery” é um serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de desabrigo por abandono, migração e ausência de residência e sem condições de autossustento.

Tem como objetivo acolher e garantir proteção integral às mulheres; contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, tendo em vista a conquista da autonomia e desenvolvimento pessoal e social, assim como promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional. 

Como ser abrigada na Casa das Margaridas?  Por meio de encaminhamento dos serviços da rede básica de assistência social e dos serviços especializados (CRM e CREAS). 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado, paritário, consultivo, fiscalizador e deliberativo, como estrutura integrada, dinâmica e participativa da esfera pública e da sociedade civil, com o objetivo de formular e desenvolver políticas, planos, diretrizes, programas e projetos relacionados à política para as mulheres.

Gestão 2022-2024 – Presidência: Rita de Cássia Ferreira

Reuniões: Toda penúltima segunda-feira do mês, às 18h30.

Local: Centro de Referência da Mulher (CRM): Av. Espanha, 536, Centro.