Escolinhas de Esportes

O Projeto sócio esportivo Escolinhas de Esportes nasceu no ano de 1993, inicialmente com o Futebol e com 05 professores.

No ano de 2019 as Escolinhas de Esportes atingiram um número de 54 pontos de aulas distribuídas pela cidade, dos quais participam cerca de 6000 crianças e adolescentes de 06 à 16 anos de ambos os sexos, que se dedicam às mais diversas modalidades esportivas, ao todo 20 modalidades: Atletismo, Basquetebol, Badminton, Damas, Capoeira, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Rugby, Skate, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Voleibol, Xadrez. 

O esporte e o lazer, além de contribuírem para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, devem constituir-se instrumentos de combate à exclusão e de construção da cidadania. É com essa preocupação que os projetos para essa área não são executados apenas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; integram-se numa ação conjunta com as Secretarias de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, bem como com entidades da sociedade civil organizada. 

As práticas esportivas desempenham um papel de fundamental importância no cotidiano das crianças e jovens participantes do Projeto, não só pelos benefícios físicos e disciplinares que trazem, mas principalmente pela porta de entrada que representam para o acesso às demais políticas sociais.

O Projeto Escolinhas de Esportes, localizado em vários bairros da cidade, atende a crianças e adolescentes interessados, na faixa etária de 06 a 16 anos, de ambos os sexos.


Confira a programação e o horário de atendimento das Escolinhas de Esportes para o ano de 2024

 

 

Parcerias

A UNIMED Araraquara vem fornecendo material esportivo, além de garantir o pronto atendimento às crianças e adolescentes no caso de acidentes ocorridos durante as aulas.

Algumas parcerias foram firmadas para disponibilização de locais para o desenvolvimento das práticas, como: SESI, SABSA, LAR NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, LAR RITA MARIA DE JESUS, LAR REDENÇÃO UNIDADES 1 E 2, ADRA, CLUBE DA ENGENHARIA, NIPO, além de espaços físicos de Escolas Municipais, Estaduais, Campos de Várzea e áreas esportivas da Prefeitura Municipal, e também em áreas de outras Secretaria.