Assessor para Pessoa com Deficiência apresenta ações do município no ‘Canal Direto’

Fernando Supesche esteve no programa nesta quarta-feira (22) e antecipou os próximos eventos e atividades de sua assessoria

O assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência, Fernando Supesche, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” desta quarta-feira (22) e apresentou as ações realizadas na cidade para as pessoas com deficiência e os próximos eventos que estão agendados por sua assessoria.

Fernando iniciou o programa comentando as atividades realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Alunos com a síndrome atendidos por entidades da cidade entraram com as Guerreiras Grenás na Arena da Fonte Luminosa, na segunda-feira (20), para o jogo contra o Corinthians pelo Brasileirão Feminino.

Além disso, um ato no Paço Municipal marcou a data na terça (21), com presenças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), da Conviva Down, da Fundação Toque e da AAEE. “Essas ações são muito boas para a gente divulgar esses trabalhos e conscientizar toda a população”, relatou.

Fernando ainda elencou os próximos eventos que serão realizados com apoio de sua assessoria. “No dia 2 [de abril], Dia Mundial da Conscientização do Autismo, vamos ter uma caminhada que se inicia no Paço Municipal às 8h, vamos subir a Rua Nove de Julho sentido Parque Infantil, onde teremos atividades de recreação”, disse o assessor, que também agradeceu o trabalho realizado pelo Centro de Referência do Autismo, na pessoa da gestora Karina Maia.

“O Centro do Autismo é o primeiro público do Brasil. Outros municípios e outros estados vêm para cá para conhecer o trabalho e tentar incluir isso em seus locais. Araraquara é referência”, explicou.

Em 3 de abril, também começa um ciclo de palestras em parceria com o Sebrae. “É o primeiro ciclo de palestras com intérprete de Libras. Essas palestras são voltadas para o público com deficiência auditiva. O primeiro tema será empreendedorismo. No dia 17 de maio, inserção ao mercado de trabalho. Em 6 de junho, marketing digital e mídias. E, no dia 3 de julho, como vender online”, relatou Fernando.

As inscrições serão feitas pelo WhatsApp (16) 99762-3638. As palestras são gratuitas e serão na sede da assessoria (Rua Voluntários da Pátria, nº 2438, no Centro), sempre às 19h.

Fernando ainda lembrou que o Orçamento Participativo terá a plenária temática de Pessoas com Deficiência para o próximo dia 18 de maio, às 14h30, no Instituto dos Cegos Santa Luzia (Avenida Padre Antônio Cezarino, nº 875, na Vila Xavier). “É sempre bom o pessoal estar participando para a gente poder estar votando, democraticamente, ações que sejam relativas às pessoas com deficiência”, afirmou.

O assessor destacou que os eventos citados são voltados para toda a população, e não somente para as pessoas com deficiência e suas famílias. “Nós acreditamos que só assim a gente vai conseguir quebrar algumas barreiras, principalmente do preconceito, e levar o entendimento de todas as deficiências em geral. O Brasil tem mais de 12 milhões de pessoas com deficiência. O que a gente pede é respeito. Queremos igualdade nas suas diferenças”, concluiu Fernando.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.