"Canal Direto com a Prefeitura" destaca as seletivas para equipes esportivas de Araraquara

Edio Lopes, coordenador de Esportes de Alto Rendimento, falou sobre a ação que visa reforçar as modalidades da cidade

"Canal Direto com a Prefeitura" destaca as seletivas para equipes esportivas de Araraquara




O "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, entrevistou nesta sexta-feira (9) o coordenador de Esportes de Alto Rendimento da Prefeitura, Edio Lopes, que apresentou detalhes sobre a série de seletivas que visam reforçar as equipes de competição de Araraquara.

Edio falou sobre o propósito das seletivas. "Antigamente, o técnico 
de cada modalidade escolhia seus atletas e eles participavam da equipe. Hoje temos um decreto, que construímos junto com o prefeito, que prevê que, para integrar a equipe, o atleta tem que participar de uma seletiva, ou seja, os atletas com os melhores índices de cada modalidade vão representar a equipe de competição de Araraquara, representar o nosso município", assegurou.

Ao todo são nove modalidades que estão com suas seletivas abertas: capoeira, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, tênis de campo, xadrez, dama e ciclismo. "Lembrando que não é só masculino, mas feminino também. Todas as modalidades são compostas por masculino e feminino, então as mulheres que praticam essas modalidades podem fazer essa seletiva para representar o nosso munícipio", apontou.

Ele falou também sobre o perfil de competições disputadas por essas equipes. "Tem modalidades que disputam campeonato paulista, etapas de brasileiro, enfim, vão representar Araraquara em um contexto geral, com foco nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, que são competições que somam pontos para o nosso município. Da mesma forma que terminamos com boas colocações nos anos anteriores dessas competições, queremos seguir bem, levantando nossas equipes nesse cenário esportivo", mencionou.

O coordenador também afirmou que mesmo que o atleta não passe na seletiva para receber uma bolsa-atleta, ele pode fazer parte da equipe. "Tem modalidade que tem dez atletas que recebem ajuda de custo, mas pode contar com outros dez que fazem parte da equipe. Esses atletas vão buscar uma evolução ao longo do ano para possivelmente compor a equipe no ano seguinte e assim receber a ajuda de custo", explicou.

Edio também falou sobre a possibilidade dos atletas de outras cidades participarem dessas seletivas. "O atleta de fora pode participar, mas deixamos bem claro que tem que treinar no mínimo três vezes por semana aqui no município. Não adianta ter um atleta de fora que não treina com os nossos profissionais, com os nossos técnicos. Então temos essa regra", concluiu.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e tem horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2700.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.