Jardim das Estações recebe plenária do Orçamento Participativo nesta quarta (29)

População poderá eleger seus temas prioritários da região a partir das 19h no CER Álvaro Waldemar Colino

O Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, terá sequência nesta quarta-feira (29), às 19h, quando serão eleitos os temas prioritários da Sub-Região 2 da Região 6, que envolve os bairros Jardim das Estações, Jardim Europa, Jardim Floridiana, Jardim Santa Thereza, Jardim Tabapuã, Residencial Barbieri, Vila Cidade Azul, Vila Donofre, Vila Freitas, Vila Gaspar, Vila Odete e Vila Rayes. A plenária terá como sede o CER Álvaro Waldemar Colino, que fica na Rua Nicolau Jorge Lauand, 700, Jardim das Estações.

A fase sub-regional do programa aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

Outra plenária está marcada para esta semana. Nesta quinta-feira (30), às 19h, o CER Dona Cotinha de Barros (Rua dos Estados, 1.061, Jardim Brasil) receberá a plenária da Sub-Região 3 da Região 6, que conta com os bairros Jardim Brasil, Jardim América, Jardim Silvânia, Jardim Santa Júlia, Jardim Capri, Vila Esperança, Parque Gramado, Vila Joinville, Vila Ruth I e II, Vila Santa Terezinha, Vila Vieira e Chácara Floresta I, II e II.

O OP 2023 conta com 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e paralelamente acontecem sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.