OP: Saúde e educação são os temas eleitos como prioritários na Vila Xavier

CER Dona Eloá do Valle Quadros sediou plenária sub-regional na noite desta segunda-feira (27)

OP: Saúde e educação são os temas eleitos como prioritários na Vila Xavier

Na noite desta segunda-feira (27), o CER Dona Eloá do Valle Quadros, na Vila Xavier, recebeu a plenária da Sub-Região 1 da Região 6 do Orçamento Participativo, que elegeu como prioridade os temas saúde (14 votos) e educação (6 votos).

A região envolve os bairros Vila Xavier, Jardim Cristo Rei, Jardim Freitas Silva, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Viaduto, Residencial dos Ipês 1 e 2, Residencial FEPASA, Residencial Malvina Cury, Boa Ventura Gravina, Central Park Morada do Sol, Cociza, Vila Central, Vila Cidade Industrial, Vila Karu, Vila Renata, Vila Santa Maria e Vila Santo Malara.

O Orçamento Participativo é o programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura
. A fase sub-regional do programa aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

A próxima plenária está marcada para esta quarta-feira (29), às 19h, quando serão eleitos os temas prioritários da Sub-Região 2 da Região 6 (Jardim das Estações, Jardim Europa, Jardim Floridiana, Jardim Santa Thereza, Jardim Tabapuã, Residencial Barbieri, Vila Cidade Azul, Vila Donofre, Vila Freitas, Vila Gaspar, Vila Odete e Vila Rayes) terá como sede o CER Álvaro Waldemar Colino (Rua Nicolau Jorge Lauand, 700, Jardim das Estações).

Nesta quinta-feira (30), às 19h, o CER Dona Cotinha de Barros (Rua dos Estados, 1.061, Jardim Brasil) receberá a plenária da Sub-Região 3 da Região 6 (Jardim Brasil, Jardim América, Jardim Silvânia, Jardim Santa Júlia, Jardim Capri, Vila Esperança, Parque Gramado, Vila Joinville, Vila Ruth I e II, Vila Santa Terezinha, Vila Vieira e Chácara Floresta I, II e II).

O OP 2023 conta com 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e paralelamente acontecem sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

Marcaram presença na plenária desta segunda o vereador Alcindo Sabino (PT), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.