Três plenárias movimentam o Orçamento Participativo na próxima semana

Regiões do Jardim Santa Lúcia, Centro e Santa Angelina recebem plenárias sub-regionais

Três plenárias movimentam o Orçamento Participativo na próxima semana

O Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, terá sequência na próxima semana com três plenárias sub-regionais. A fase sub-regional do programa aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

Na  segunda-feira (20), às 19h, o CER Padre Bernardo Plate (Av. Francisco Sampaio Peixoto, 581, Jardim Santa Lúcia) receberá a plenária da Sub-Região 3 da Região 4 (Jardim Santa Lúcia, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Quitandinha, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia e Vila Progresso).

Na quarta-feira (22), às 19h, a plenária da Sub-Região 1 da Região 5 (Centro, Jardim das Oliveiras, Jardim Maracanã, Jardim Nova América, Domingos Sávio I e II, São Geraldo, Vila Ferroviária, Vila Godói e Vila Higia) terá como sede o CER Leonor Mendes de Barros (Rua São Bento, 1993 - Centro).

Na quinta-feira (23), às 19h, o CER Cyro Guedes Ramos (Av. Prof. Habibe Khodor, s/n, Jardim Santa Angelina) receberá a plenária da Sub-Região 2 da Região 5 (Santa Angelina, Fonte, Jardim Biagioni, Jardim Dom Pedro, Jardim Independência, Jardim Primavera, Jardim Residencial Barbugli, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Tangará, Loteamento Eldorado, Loteamento São Francisco, Residencial Parque da Fonte, Vila Del Fiori, Vila do servidor, Vila Girassol, Vila Harmonia, Vila José Bonifácio, Vila Nina, Vila Yamada e Conjunto Habitacional Prof. Hermínio Pagotto).

O OP 2023 conta com 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e paralelamente acontecem sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

PRÓXIMAS PLENÁRIAS

20 de março, 19h
Plenária da Sub-Região 3 da Região 4
CER Padre Bernardo Plate