Prefeitura entrega notebooks para profissionais da rede municipal de Educação

São 1.419 computadores disponibilizados para educadores em investimento de R$ 7,2 milhões, em ação que integra o programa Educa+ Araraquara

Prefeitura entrega notebooks para profissionais da rede municipal de Educação




A Prefeitura deu sequência nesta sexta-feira (17) à entrega de 1.419 notebooks para profissionais da Educação, em ação que integra o programa Educa+ Araraquara.

Em evento no Hotel Araucária Flat, com presença do prefeito Edinho, mais 90 computadores portáteis foram entregues. Outros 150 tinham sido disponibilizados no final de novembro. O restante, até completar os 1.419, serão entregues até a próxima semana.


Diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, assistentes educacionais pedagógicos e professores da rede municipal de ensino (Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Integral, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) são os profissionais contemplados com os equipamentos.


Os notebooks serão utilizados para atividades de planejamento, uso de recursos educacionais digitais, aulas via aplicativos on-line, produção de conteúdos audiovisuais e uso de plataformas digitais de ensino e aprendizagem. O objetivo é fortalecer as atividades de planejamento das aulas e o uso dos recursos digitais e tecnológicos.


“É mais um passo que estamos dando para fortalecer a educação como um instrumento de construção da igualdade. Nós precisamos tirar o déficit educacional causado pelo período da pandemia. E é impossível pensar o processo educacional sem a tecnologia, o que a pandemia também nos mostrou”, declarou o prefeito, que ainda relatou que a Prefeitura irá trabalhar para conseguir adquirir um tablet para cada estudante do ensino fundamental.


Edinho também destacou que a Prefeitura já investiu mais de R$ 50 milhões em obras de infraestrutura para melhorar as condições educacionais do município, após aprovação no Orçamento Participativo. “Araraquara sabe da importância do processo educacional. Isso é algo que sempre me toca muito. Quando a comunidade entende que o mais importante para ela é investir na educação, essa comunidade entende a importância da educação”, afirmou.


A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, falou sobre como os novos equipamentos irão contribuir para a melhoria do processo educacional. “Nós passamos por alguns anos muito difíceis. E a gente percebeu, de uma vez por todas, que as escolas, especialmente as escolas públicas, precisam ter pleno domínio das questões tecnológicas. Os nossos docentes e todo o corpo educativo precisam dialogar e utilizar as diferentes ferramentas, potencializando a aprendizagem dos nossos estudantes e a nossa aprendizagem”, ressaltou.


E o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT), também enalteceu a tecnologia como aliada da educação e parabenizou a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Educação pela iniciativa.


Ainda estiveram no evento o vereador Alcindo Sabino (PT) e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.


Google
O evento desta sexta-feira também contou com duas palestras voltadas à capacitação dos profissionais da educação: “Educação na Cultura Digital”, com a Profa. Dra. Mônica Gardelli Franco, do Instituto de Educação, Cultura e Gestão, e "Tendências Emergentes em Educação: Uma Jornada pelo Google for Education", com José Dutra de Barros Neto, head de Educação e Google Innovator, e Mariana Freitas, orientadora pedagógica e Google Coach.


A Secretaria Municipal da Educação estabeleceu uma parceria com o Google for Education, plataforma educacional do Google voltada para alunos e professores.


A parceria, através da Colaborativa, uma das representantes da Google for Education no Brasil, tem como finalidade a formação de professores e alunos para o uso das ferramentas Google que dão suporte ao professor em suas atividades pedagógicas e administrativas.


Essa parceria contempla palestras, oficinas e formações em trilhas de aprendizagem com o uso da tecnologia, reforçando o potencial que esta tem para promover o ensino e a aprendizagem. Também faz parte dessa parceria todo o suporte técnico quanto ao cadastro e ao gerenciamento das contas de usuários de professores e alunos, fundamental para o uso das ferramentas Google.


Educa+
Lançado em dezembro de 2021, o Educa+ Araraquara se constitui em um conjunto de ações empenhadas em melhorar a qualidade da aprendizagem e superação das dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia.


A compra de novos computadores e equipamentos para as escolas municipais e de notebooks para os professores aprimorarem suas aulas estão entre as ações previstas no programa.


Entre os novos equipamentos adquiridos estão 1.400 computadores instalados em cada uma das unidades escolares, secretarias, laboratórios e unidades do Portal do Saber; os 1.419 notebooks para os professores e equipes diretivas; 832 tablets para as Emefs; locação de 3.200 tablets para o programa de reforço e aceleração da aprendizagem destinados aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; e 329 Smart TVs para todas as salas de aula das Emefs, Neja, Centros de Educação e CAEE.


Outras ações do Educa+ Araraquara são aulas aos sábados para garantir as aprendizagens essenciais em Língua Portuguesa e Matemática aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; contratação de professores para centrar ainda mais o foco na alfabetização, incluindo a alfabetização de adultos; aulas de reforço e recuperação das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em turnos estendidos, incluindo EJA; ações para ampliar o letramento literário e propiciar a formação de leitores; formação continuada para os professores e educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e EJA; incentivo às práticas de leitura, contação de histórias e do cantar para todas as etapas da Educação Infantil; entre outras medidas.

 

foto08 Prefeito Edinho durante ato de entrega de notebooks a profissionais da rede de educação 17mar23 Tetê Viviani