Programa Oficinas Culturais ministra vivência com prática de dança e autocuidado no Caic do Vale do Sol

80 estudantes participaram da oficina “Corpo integrado ao meio ambiente” com a educadora Naiara Pedroso

Na última terça-feira (21) o programa Oficinas Culturais Municipais esteve presente no Programa de Educação Integral da EMEF Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, no Vale do Sol, para uma vivência com os estudantes.

A educadora Naiara Pedroso ministrou a oficina “Corpo integrado ao meio ambiente (prática de dança e autocuidado)”, com duas turmas que totalizaram 80 alunos, com faixa etária de 8 a 12 anos.

Vivencia EMEF Vale do Sol 2

“A temática do 1° semestre da escola é o Meio Ambiente e, com isso, a EMEF convidou a atividade de Hip Hop - Breaking no intuito de ter o corpo como uma morada, como um ambiente e suas formas de cuidar do mesmo”, explica Naiara, que atua há 13 anos na área, pelas Oficinas Culturais Municipais.

A educadora conta que, por ser uma atividade diferente no âmbito escolar, as crianças ficaram atentas e participativas, gerando perguntas e também desafio na hora de fazer os passos da dança. “O mais gostoso de se ver é a interação delas e a felicidade ao realizar os movimentos”, disse.

Vivencia EMEF Vale do Sol 1

Para ela, a atividade é de “extrema importância” devido ao sedentarismo dos tempos atuais. Naiara lembra que a dança Breaking, hoje, é um assunto em destaque nas mídias devido a sua inserção nas categorias olímpicas. “Agora em 2024 teremos a modalidade Breaking nas Olimpíadas como teste, assim como foi o Skate na última que ocorreu”, apontou. “Inicialmente o Breaking surgiu enquanto cultura-dança e, agora, vem com um viés mais esportivo.”

Já a professora coordenadora da Educação Integral da EMEF Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, Márcia Alves, contou que a oficina propiciou “um momento lúdico, prazeroso e significativo, com muito conhecimento e uma didática sensacional o qual envolveu  todos os alunos proporcionando uma experiência corporal que os levará a novas formas de expressão e comunicação  e a descoberta da sua linguagem corporal.”