Kart Terapia tem nova data para acontecer em Araraquara

Suspensa no final do ano passado por motivos climáticos, atividade será realizada em abril no Pinheirinho

Kart Terapia tem nova data para acontecer em Araraquara



O Kartódromo "Adalberto Nenê Cattani", localizado no Parque Pinheirinho, receberia no final de 2023 o Kart Terapia, projeto que visa proporcionar uma experiência única a crianças e adolescentes com deficiências físicas e intelectuais. Entretanto, por conta das chuvas que caíram sobre a cidade na semana do evento, a atividade foi suspensa e agora tem uma nova data para acontecer: dia 13 de abril, um sábado. 

Considerado um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão para pessoas com deficiência do Brasil, o Kart Terapia foi idealizado pelo piloto norte-americano Gene Fireball, um dos pioneiros do motocross do Brasil, com um currículo repleto de conquistas e apresentações pelo Brasil, Estados Unidos e Europa, onde também ganhou o apelido de Motoqueiro Maluco. O próprio Gene Fireball, que reside no Brasil há 20 anos, participa dos eventos pelas cidades e pilota os karts, que são especialmente adaptados, permitindo que crianças com mobilidade limitada desfrutem da emoção e da adrenalina que o mundo da velocidade proporciona.

Os veículos são projetados para dois lugares, ou seja, são dois karts emendados, sendo a parte dianteira de um com a parte traseira de outro, com motor quatro tempos. Possui um segundo volante, para que o aluno tenha a real sensação de estar literalmente dirigindo o kart. Os jovens podem fazer o passeio no assento traseiro ou, para os cadeirantes, na própria cadeira de rodas, já que alguns dos veículos também são ajustados para anexar o equipamento. Além da adrenalina, o passeio contribui para o desenvolvimento emocional, concentração, raciocínio e sociabilização dos alunos, além do trabalho em equipe, espírito de competitividade e respeito ao próximo.