Presidente da Fundesport comandará o basquete feminino brasileiro

Roseli Gustavo irá conciliar função em Araraquara com a missão de diretora de basquete feminino da CBB

Presidente da Fundesport comandará o basquete feminino brasileiro

A araraquarense Roseli Gustavo, presidente da Fundesport, foi anunciada nesta quinta-feira (16) como nova diretora do basquete feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), entidade que administra a modalidade no país. Com experiência em funções de gestão após o fim da carreira nas quadras, a ex-jogadora de 51 anos chega em um momento de desafios intensos, com a AmeriCup, os Jogos Pan-Americanos e o Pré-Olímpico das Américas em 2023.

Roseli se mostrou animada com a oportunidade e revelou que seguirá à frente da Fundesport. "Fiquei feliz com o convite da CBB. Quando o presidente Guy Peixoto fez contato, disse que fui uma escolha das atletas, que mencionaram meu nome, o que me deixou muito feliz. Conversei com o prefeito Edinho, que é um grande gestor, amante do esporte, que me ajudou a tomar a decisão, juntamente com a minha família. Então permaneço como presidente da Fundesport, trabalhando aqui em Araraquara. A CBB fica no Rio de Janeiro, mas depois da pandemia, a maioria dos trabalhos são feitos em home-office. Tem um escritório no Rio, mas a maioria dos profissionais não trabalham só para a CBB. Vou continuar trabalhando em Araraquara e vou administrar a seleção juntamente com uma equipe. Não serei sozinha, tem mais pessoas que vão me ajudar e a intenção é trazer a seleção para treinar em Araraquara, para me manter mais próxima e tomar as decisões", destacou.

Em sua carreira de atleta, a araraquarense acumulou conquistas: foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Havana 1991, campeã mundial em 1994 e prata olímpica em Atlanta 1996 com a Seleção Brasileira. Após a aposentadoria, Roseli partiu para a área de gestão, com cursos, preparação técnica e funções como a de presidente da Fundesport. "É um grande desafio e responsabilidade. Venho trabalhando na gestão esportiva há alguns anos. As lutas e dificuldades são enormes, principalmente quando se é uma mulher preta. Me apaixonei pela gestão, trabalhar muito e com excelência para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível. Não sou a salvadora da pátria, longe disso. Já que fui convocada para vestir a camisa da seleção novamente, quero contribuir, assim como fiz dentro da quadra. Trabalho de equipe, diálogo e troca de experiências são essenciais. Momento de unir forças, quando a Seleção entra em quadra, temos que jogar todos juntos", pontuou.

Roseli também terá um grande desafio como gestora da CBB, já que o Brasil terá neste ano as disputas da AmeriCup sub-16, o Sul-Americano sub-17 e o Mundial sub-19. "É um ano de compromissos importantes, que dependendo dos resultados, podem ser um divisor de águas. E trazer benefícios para todos que vivem o basquete feminino. Momento de união, foco na missão, no objetivo a ser alcançado. Muito trabalho. Basquete feminino somos todos nós. Clubes, atletas, ligas, federações e CBB. Quando a seleção vence, ganhamos todos e, quando perde, todos perdemos", completou.

O presidente da CBB, Guy Peixoto Júnior, enalteceu a escolha de Roseli para a função. "Roseli é uma campeã dentro e fora das quadras. Fez parte da geração mais vencedora do basquete feminino brasileiro e tem experiência de sobra fora das quadras também, como gestora. É um combo completo e eu tenho certeza que terá sucesso na função. Desejo boa sorte e conte sempre conosco", concluiu.