Conselho Tutelar 2024 - 2027

APURAÇÃO DOS VOTOS

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PLANILHA COM OS DADOS COMPLETOS

 

RESPOSTA AO RECURSO

Resposta_ao_recurso_-_Marcio_Servino

 

 

ELEIÇÕES PARA OS CONSELHOS TUTELARES I E II

4 fase - Eleições

 

Está em andamento a 4ª fase do Processo Eleitoral para compor os Conselhos Tutelares I e II no Município de Araraquara para o quadriênio 2024-2027. 

 

Nesta etapa, que segue até o dia 29 de setembro, os candidatos estarão em campanha eleitoral, apresentando suas propostas à população. A Prefeitura de Araraquara disponibilizará espaço igualitário - previsto em lei - em suas redes sociais e demais veículos de comunicação oficiais para dar visibilidade aos candidatos e suas propostas.

 

Em 2023, a eleição ocorrerá no dia 1º de outubro, com data unificada em todo o território nacional, em especial nos municípios que têm Conselhos Tutelares.

 

COMO VOTAR

 

Para votar, é necessário ser maior de 16 anos, estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e apresentar, no dia da eleição, um documento de identidade com foto e o título de eleitor.

Atenção: é possível votar em apenas um candidato.

 

LOCAL E DATA DE VOTAÇÃO

 

Dia 1 de outubro, das 8h às 17 horas

Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA)

Rua Padre Duarte, 2821 - Centro

 

 

 

CONHEÇA OS CANDIDATOS

 

Cartaz A3

 

BIOGRAFIAS

Textos listados em ordem alfabética e produzidos pelos próprios candidatos

O espaço no Youtube da Prefeitura de Araraquara foi aberto para todos os 23 candidatos inscritos no pleito, ficando a critério de cada um participar ou não da gravação da entrevista.

 

ADRIANA MENDES

Tenho 50 anos, graduada em Ciências Biológicas com Ênfase em Meio Ambiente, docente na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 

ALAN DANTAS CARUSO

Tenho 41 anos, casado, pai de dois filhos, bacharel em Direito e atualmente exerço a função de Conselheiro Tutelar.

 

DENISE TREVISAN

Sou casada há 34 anos, mãe de três filhos, tenho três netos, nascida em Araraquara. 

Atuei 27 anos na área da beleza com salão e Escola de Cabeleireiros, contribuindo na formação dos melhores profissionais de Araraquara e Região. Cursei Universidade Unip, sou formada em Farmácia e Bioquímica, atualmente faço pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e atuo como Conselheira Tutelar.

Faço parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara e do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD).

Grupo Mulheres do Brasil - Inclusão Social e Violência contra as Mulheres. Sou Voluntária da Associação Mães Guerreiras, trabalho esse voltado a pessoas autistas, problemas cognitivos, entre outros. Meu foco sempre foi criança, adolescentes e a reestruturação Familiar.

 

ELISÂNGELA SILVA

Estou Conselheira Tutelar a 03 anos e 09 meses. Conselheira do Fundeb Araraquara a 03 anos. Faço trabalho voluntário a 22 anos com crianças e adolescentes. Formada em Magistério e Gestão Pública.

 

 

FERNANDA BORTOLETE AMARAL

Tenho 28 anos, sou Bacharel em Direito e Educadora Social.

 

GABRIELLE OLIVEIRA

29 anos de idade. É educadora e dedica-se ao trabalho pelos direitos humanos e melhores condições de vida da população há mais de uma década. Sua trajetória de comprometimento social começou cedo, quando atuou defendendo melhores condições estudantis como diretora regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no estado do Tocantins de 2011 a 2013. Em seguida, assumiu a posição de vice-presidente regional da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, na macrorregião de Ribeirão Preto, de 2015 a 2017.

Sua dedicação à educação e aos direitos da criança e do adolescente a levou a buscar constante aprimoramento profissional, através de cursos nas áreas de educação. Atualmente, Gabrielle desempenha um papel fundamental para as crianças de nosso município, trabalhando na gestão do Centro da Juventude de Araraquara, onde continua a promover o bem-estar e o desenvolvimento de jovens, além de lutar pelos direitos das crianças e adolescentes em Araraquara.

 

GISELI RIBEIRO DE MATOS

Meu nome é Giseli, casada, 44 anos, sou formada na área financeira e estou cursando Serviço Social.

Sou funcionária da prefeitura de Araraquara, trabalho no CREAS, estou na área da assistência social quase 5 anos.

Trabalhei no abrigo municipal cuidando, vivenciando cada dor e conquista das crianças e adolescentes que ali viviam.

Peço licença para pedir seu voto e apoio da sua família para juntos fortalecermos os vínculos familiares.

 

 

JOSÉ LOPES NEI

Servidor público, profissional de criação gráfica e estou como Conselheiro Tutelar em Araraquara, é membro do Coletivo Bases e autor da série de revistas quadrinhos: "Zeca e Nina e os direitos das crianças e adolescentes". Ativista dos Direitos Humanos com foco nos direitos da criança e do adolescente, há mais de uma década.  Sou criador da revista em quadrinhos “Zeca e Nina em: os direitos da criança”, "Turma do Zeca e Nina Contra o Trabalho Infantil" e “Rima Antirracista”. Sou integrante e ativista do Movimento Hip Hop desde os meus 16 anos.

Sou autor do livro “Conselho Tutelar Autônomo e Popular”, que foi publicado pelo selo independente Causa e Efeito INC. Essa publicação tem como principal objetivo mostrar um olhar prático para as atribuições do órgão, apresentando um estudo do artigo 136 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que fala sobre as atribuições do Conselho Tutelar. 

 

JULIANA FERNANDES

Formada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente trabalho como professora de educação especial na rede de Ensino Básico, com inclusão de alunos com deficiências e transtornos nas escolas regulares.

Faço parte do Coletivo Cadê Tereza e mais plural do município de Araraquara e Militante pelas causas raciais e educação antirracista.

 

LANA ZOW

Sou conhecida como Lana, sou psicóloga (CRP2083/06) a mais de 40 anos. Atuei em consultório particular, em clínica conveniada com o INSS.

Fui voluntária em abrigo de crianças e adolescentes; em abrigo de moradores de rua e Movimento Escoteiro.

Nos últimos anos atuei como psicóloga na Fundação Casa acompanhando, orientando adolescentes bem como os familiares.

Me identifico com atuação que visa resolução de conflitos e a melhoria pessoal, familiar e social.

 

MARCIA SESCHI

Tenho 49 anos, sou casada, tenho 2 filhos e um neto. Voluntária na OSC Espaço Criança Cristo Rei. Graduanda em Gestão de Esporte em Alto Rendimento. Atualmente exerce a função de Conselheira Tutelar.

 

MARCIO SERVINO

Nascido em Araraquara, 50 anos de idade, casado pai de seis filhos.

Ocupa cargo de Conselheiro Tutelar em nossa cidade desde 2016, candidato à reeleição para seu terceiro mandato consecutivo.

Formado em Educação Física e especializado em Dependência química pela USP. Agente multiplicador em Prevenção ao uso indevido de drogas pelo DENARC. Fundador do movimento LEGAL é Prevenir em 2013, ex-presidente do COMAD.

 

MARLENE GOMES  

Sou Professora Aposentada, tenho 61 anos, graduada em Pedagogia.

 

MOACYR ELLERO

Tenho 57 anos. Formado em Economia e Pedagogia, com pós-graduação em Comércio Exterior e Psicopedagogia, Professor de Matemática da rede estadual de ensino e funcionário do Bradesco, ambos por muitos anos, estou Conselheiro Tutelar à 7 anos e nove meses de Araraquara - número 138.

 

PATRÍCIA ANDRADE

Casada, 47 anos, Técnica de Enfermagem.

Defender o direito da criança e do adolescente é prioridade absoluta.

 

 

PRISCILA FERNANDA FERREIRA

Tenho 41 anos. Sou Formada em Pedagogia, com Pós graduação em Educação Especial e Especialização em Educação infantil na USP São Carlos.

Trabalhei na Educação infantil e fundamental por 15 anos, como Pedagoga por 8 anos na APAE de Araraquara, como Coordenadora Pedagógica na Creche Azul do Hortências, fui Educadora Universitária no Programa Escola da família e Orientadora Educacional.

Tendo uma grande bagagem e experiência com crianças, adolescentes e famílias. Estou Conselheira Tutelar de Araraquara atualmente e pretendo dar continuidade ao meu trabalho no próximo Colegiado.

 

SILVIA QUALHARELI

Tenho 56 anos, sou Graduada em Serviço Social e pós em Psicologia Educacional Escolar. E sou secretária de da OSC “Amor por Araraquara (Ampara)”.

 

TAISA LIMA

Tenho 30 anos, sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Araraquara - UNIARA. A mais de 15 anos envolvida em trabalhos sociais com crianças e adolescentes, na cidade de Araraquara e Ribeirão Preto. Acredito que podemos construir um mundo melhor através da diminuição do sofrimento humano. Este é um dos pontos que me motivam a lutar para defender com coragem e determinação os direitos de nossas crianças.

 

 

TOM TIEZZI

Tenho 32 anos. Sou Formado em Gestão Pública – Univesp e Funcionário Público - Gestor de Unidade.

 

 

VALÉRIA FINA

Tenho 55 anos. Ensino superior incompleto. Sou Educadora Infantil e trabalhei 20 anos com crianças e adolescentes no Ex-Promaip. Atualmente exerce a função de Conselheira Tutelar.

 

 

VANESSA NASCIMENTO

Eu sou a Vanessa Nascimento. Uma pessoa que acredita em Deus e nessa missão a qual eu me propus a exercer.

Excelente filha, neta, sobrinha, prima. Acredito que na Família encontramos abrigo, alicerce e motivação.

Defensora pela causa da criança e adolescente, desde muito nova, faço parte de projetos educacionais, projetos sociais e grupos de apoio, sempre zelando pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Portanto, dia 01 de outubro para Conselho Tutelar - Vote Vanessa Nascimento - 144 - Conto com seu apoio e de sua família para continuar nossa missão! Cuidar das nossas crianças.

 

 

VICTORIA FIGUEIREDO

Meu nome é Victória Figueiredo, tenho 23 anos, e sou estudante de Direito pela Universidade Paulista (UNIP).

Cresci em bairros periféricos da cidade, e já passei na pele quando criança, a fome, e o trabalho juvenil ao ajudar minha mãe a catar reciclado pelas ruas, e vender balas no centro da cidade.

Trabalhei como professora pelo programa Proz, conhecido como o ensino NovoTec, onde adolescentes tinham um ensino técnico junto às aulas.

Lá, eu tive a oportunidade de lidar diretamente com a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o que despertou em mim uma profunda preocupação e o desejo de contribuir ativamente para a melhoria de suas condições de vida.

Acredito que todas as crianças, independentemente de sua origem social, etnia, religião ou qualquer outra característica, têm o direito inalienável de viver uma infância plena e segura.

 

WALTER FRAGA

Tenho 63 anos, casado, pai de duas filhas, advogado. Atualmente exerço a função de Conselheiro Tutelar.

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A ELEIÇÃO SOBRE OS CONSELHOS TUTELARES I E II

 

Está aberto o Processo Eleitoral para compor os Conselhos Tutelares I e II no Município de Araraquara para o quadriênio 2024-2027. A cada quatro anos ocorre a escolha dos novos conselheiros tutelares. Neste ano ocorrerá no dia 1º de outubro, com data unificada em todo o território nacional, em especial nos municípios que têm Conselhos Tutelares.

 

O que é o Conselho Tutelar?

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente que estejam com o direito ameaçado ou violado. Uma das principais funções é averiguar as denúncias recebidas de violações de direitos de crianças e adolescentes, dar o devido encaminhamento, aplicar a medida protetiva, requisitar serviços de rede, realizar atendimento às crianças e zelar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Quais os requisitos para as inscrições?

 

  • Poderá concorrer à função de conselheiro tutelar a pessoa deverá, até a data de encerramento da inscrição, atender aos seguintes requisitos:
  • Reconhecida idoneidade moral;
  • Idade superior a 21 anos;
  • Residr no município de Araraquara; 
  • Ter reconhecida experiência, no mínimo de 400 horas, em atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente nos cinco anos anteriores à data de inscrição;
  • Possuir inscrição como eleitor no município de Araraquara, comprovado com a apresentação do título de eleitor;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais, comprovando-se mediante certidão;
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino; e
  • Possuir, no mínimo, o nível médio concluído, comprovado com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Conheça as fases e datas do processo eleitoral


O processo é composto por quatro fases. confira abaixo o cronograma:

 

PRIMEIRA FASE

Lançamento do edital: 6 de abril

Período de inscrições: de 10 de abril a 5 de maio

Análise da documentação de inscrição: de 8 a 12 de maio

Divulgação das inscrições habilitadas: 12 de maio

Análise os recursos e divulgação do resultado dessa apuração: 17 a 23 de abril

 

SEGUNDA FASE


Realização das provas de conhecimentos gerais e específicos sobre a temática dos Conselhos Tutelares e de noções básicas de informática aos pré-candidatos habilitados: 4 de junho

Divulgação dos pré-candidatos aprovados e dos espelhos das provas: 16 de junho

Prazo para recurso dos pré-candidatos reprovados nas provas: 19 e 20 de junho

Análise dos recursos: 21 a 27 de junho

Divulgação final das notas das provas: 27 de junho

 

TERCEIRA FASE

Avaliação psicológica: 2 de julho

Divulgação do resultado da avaliação psicológica: 7 de julho

Prazo de recurso para reprovados nesta avaliação: de 10 e 11 de julho

Avaliação dos recursos: de 12 a 14 de julho

Divulgação do resultado dos recursos: 14 de julho

Curso de formação: de 24 a 26 de julho

Prova final relacionada ao curso de formação: 28 de julho

Resultado da prova final: 4 de agosto

Período para envio de recursos da prova final: de 7 a 8 de agosto

Divulgação do resultado: 11 de agosto

O prazo de recurso face à homologação das candidaturas para o pleito será nos dias 14 e 15 de agosto, enquanto a análise desses recursos será realizada entre 16 e 18 do mesmo mês. No dia 18 será feita a divulgação dos resultados dos recursos e habilitação para o pleito eleitoral.

 

QUARTA FASE

Campanha eleitoral: de 19 de agosto a 29 de setembro

Votação e apuração dos votos, assim como a proclamação dos eleitos: 8 de outubro

Posse dos eleitos: 10 de janeiro de 2024.

 

botão edital

 

 

botão - lista de deferidos e indeferidos

 

recurso provido

 

BANNER - RETIFICAÇÃO

 

retificação 2

 

resultado parcial

 

            resultado final e avaliação psicológica

 

Resultado parcial avaliação psicológica

 

RESULTADO E CONVOCAÇÃO PARA CURSO

 

Edital - Resultado parcial curso de formação

EDITAL - RESULTADO FINAL CURSO DE FORMAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE CANDIDATURAS

EDITAL - HABILITAÇÃO PARA O PLEITO ELEITORAL

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O PLEITO AOS CONSELHOS TUTELARES I E II

 

 

Matérias relacionadas

 

 

Eleição dos Conselheiros Tutelares I e II convoca candidatos para avaliação psicológica

Eleição dos Conselheiros Tutelares I e II divulga resultado de recursos

Eleição dos Conselheiros Tutelares I e II divulga inscrições habilitadas

Inscrições para a eleição os Conselhos Tutelares I e II terminam nesta sexta (5)

Inscrições para a eleição os Conselhos Tutelares I e II vão até 5 de maio

Edital para a eleição os Conselhos Tutelares I e II será publicado nesta quinta (6)

 

 

LOGOS - COMCRIAR E PREFEITURA