Perguntas Frequentes de Administração

Onde eu encontro informações sobre os serviços?

R: As informações sobre os serviços estão disponíveis no portal eletrônico da prefeitura na internet (www.araraquara.sp.gov.br). Na página, há vários menus intuitivos que conduzem o cidadão à resposta de sua dúvida. Também existe um menu específico chamado “SERVIÇOS” com acesso no link. Nesse acesso, são disponibilizadas várias opções de serviços e informações.


Qual horário de atendimento da Prefeitura?

R: O horário de atendimento está definido das 9h30m às 16h30m. Apesar do atendimento não ser condicionado exclusivamente ao agendamento, recomendamos que o cidadão, antes de comparecer pessoalmente nas unidades municipais, realize contato prévio por telefone no Paço Municipal: 16 3301 5156 ou no Posto de Atendimento da Vila Xavier: 16 3339 6017. Grande parte de nossos serviços podem ser oferecidos remotamente e, em caso de impossibilidade, será agendado um horário ao cidadão para atendimento presencial.


Onde se localiza a Secretaria e/ou Setores?

R: A Secretaria de Administração fica no segundo andar do prédio da Prefeitura de Araraquara, localizada à Rua São Bento, 840 – Centro. Os Setores estão distribuídos em diversos locais.

No prédio da Prefeitura, temos no terceiro andar, temos a Gerência de Licitações e a Coordenadoria Executiva de Administração, composta das Gerências de Gestão Patrimonial, de Contratos, de Compras e de Atendimento. Localizada à Rua Nove de Julho, 294 – Jardim Dom Pedro I, temos a Coordenadoria

Executiva de Logística e Gerência de Logística. Na Rua Renato Ópice, 154 – Santa Angelina, localizam-se a Coordenadoria Executiva de Suprimentos, o Almoxarifado Central e a Gerência de Suprimentos.

Já à Rua Voluntários da Pátria, 1435 – Centro, ficam a Coordenadoria Executiva de Recursos Humanos, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, a Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, a Gerência de Administração e Gestão de Pessoas e a Gerência de Folha de Pagamento.

O Arquivo Municipal e o Posto de Atendimento da Vila Xavier são vizinhos e se localizam à Avenida Francisco Vaz Filho, respectivamente nos números 2045 e 2049 – Jardim Tabapuã.

Já o Posto de Atendimento de Bueno de Andrada fica na Avenida Dr. Nilo Rodrigues Silva, 54 – Distrito de Bueno de Andrada. Ainda não temos o endereço do Posto de Atendimento do Selmi Dei, que está em fase de implantação.


Como protocolar solicitações?

R: Uma opção para o protocolo de solicitações é oferecida pelo site da prefeitura na internet, através do endereço www.araraquara.sp.gov.br, no menu “Protocolo Online”. O requerente deve realizar seu cadastro preenchendo os formulários com seus dados pessoais. Com seu login e senha gerados, o usuário acessa o sistema e poderá protocolar sua solicitação. Os procedimentos são bem intuitivos, o que facilita o acesso. A página também conta com um menu de ajuda, que orienta o usuário em todas as etapas.

O interessado também pode comparecer presencialmente, preferencialmente com prévio agendamento, no Paço Municipal, no Posto de Atendimento da Vila Xavier ou no Posto de Atendimento de Bueno de Andrada, portando documento de identificação pessoal atualizado e demais documentos pertinentes ao seu requerimento.

Também é possível utilizar meios remotos de atendimento. Recomenda-se o prévio contato com setor destino da solicitação para orientações específicas inerentes a cada tipo de requerimento. Havendo a possibilidade, o atendimento será efetuado remotamente por e-mail ou WhatsApp.


Como consultar o número/andamento do meu protocolo?

R: Recomenda-se acesso ao site www.araraquara.sp.gov.br, no menu “Protocolo Online”.

Nessa página, o usuário pode consultar o andamento de seu guichê pelo menu “Protocolo”.

Também há possibilidade da consulta por meio dos canais remotos de atendimento, como e-mail e WhatsApp, ou, ainda, comparecendo presencialmente em uma das unidades de atendimento municipal (nesse caso, recomenda-se o prévio agendamento).


Como solicitar certidões?

R: Certidões mais comuns, como a Negativa de Débitos Municipais ou de Valor Venal, podem ser impressas diretamente no site www.araraquara.sp.gov.br, nos menus “2ª via do IPTU” ou “Painel de Serviços”. Ao clicar em qualquer das opções, o usuário será redirecionado a uma página com diversos serviços, dentre eles Certidão Negativa de Débitos, Certidão de Valor Venal e Certidão Cadastral Mobiliária. Após escolher o documento desejado, o usuário deverá preencher um campo para busca com o número da inscrição a ser pesquisada. O sistema retornará o documento desejado em formato “.pdf”.

As certidões também podem ser solicitadas pelos meios remotos de atendimento ou, ainda, presencialmente em uma das unidades de atendimento (recomenda-se o prévio agendamento).


O que é esta cobrança que recebi (auto de infração, dívida ativa, etc.)? Qual o valor da dívida que tenho?

R: As perguntas acima estão interligadas. Informações sobre cobranças e valores de dívidas podem ser consultadas através do site www.araraquara.sp.gov.br, nos menus “2ª via do IPTU” ou “Painel de Serviços”. O usuário será direcionado até uma página com diversas opções de autoatendimento, dentre elas “Extrato de Débitos” ou “Débitos em Dívida Ativa”. Informando os dados cadastrais da inscrição que deseja consultar, o usuário tem acesso à origem de seu débito, ao valor atualizado e à opção para imprimir um boleto para pagamento.

Tais informações também podem ser obtidas no atendimento virtual do Departamento de Dívida Ativa ou do Posto de Atendimento da Vila Xavier (WhatsApp 16 99751-8835 ou 16 99609-7882; e-mail [email protected]), ou, ainda, presencialmente nos respectivos locais, no qual se recomenda o prévio agendamento por meio dos telefones 16 3301 5171 ou 16 3339 6017.


Como pagar (quitar ou parcelar) a minha dívida?

R: Para quitação à vista do débito, o contribuinte pode gerar seu boleto por meio do autoatendimento no site www.araraquara.sp.gov.br, no menu “2ª via do IPTU”. Também pode requerer seu boleto por meio dos canais de atendimento remoto ou, ainda, por meio do atendimento presencial no Paço Municipal ou nos Postos de Atendimento da Vila Xavier ou de Bueno de Andrada.

Em razão da especificidade de cada tipo de parcelamento disponível ao cadastro em débito tributário e da necessidade de abertura de processo administrativo para o ato, que envolve assinatura de termos, para maior segurança, os parcelamentos são realizados preferencialmente mediante atendimento presencial, com recomendação de prévio agendamento em uma das unidades de atendimento (Departamento de Dívida Ativa: 16 3301 5171 ou Posto de Atendimento da Vila Xavier: 16 3339 6017).

Em casos de impossibilidade do comparecimento pessoal do responsável tributário, oferecemos o atendimento remoto por meio dos canais de whatsapp 16 99751-8835 ou 16 99609-7882 e do e-mail [email protected]. Contudo, para sucesso do atendimento, dependemos que o requerente tenha acesso às ferramentas que possibilitem o envio de documentos digitalizados à prefeitura.


Como dar entrada de cadastro de obra de construção civil?

R: O requerente deve direcionar um requerimento à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, instruído com a documentação necessária ao seu pedido. Recomenda-se prévio contato com o setor para agendamento e informações dos documentos que devem obrigatoriamente instruir o pedido, que variam em razão do projeto.


Como consultar meu holerite eletrônico?

R: A consulta deve ser realizada mediante acesso pessoal ao link http://sistema3.araraquara.sp.gov.br:8080/smarrh/SMARrh.jsp, ou por meio do site www.araraquara.sp.gov.br, no menu “Holerite”, dentro do “Acesso Rápido”. O usuário deve informar os dados solicitados antes de efetuar a consulta.


Perdi/esqueci minha senha para visualizar meu holerite eletrônico?

R: Nesse caso, o usuário pode acessar o link, ou por meio do site www.araraquara.sp.gov.br, no menu “Holerite”, dentro do “Acesso Rápido”, preencher sua matrícula, clicar na opção “esqueci minha senha” e seguir os passos solicitados pelo sistema. Em caso de dúvidas, deve entrar em contato com a Coordenadoria de Recursos Humanos.


Qual minha margem de crédito consignado?

R: As margens de crédito consignado são pessoais. O servidor, para informações nesse sentido, deve buscar contato direto com a Coordenadoria de Recursos Humanos. Além do telefone (16) 3301 9000, há disponível atendimento por WhatsApp, através do número (16) 99619 0461.


Como acompanhar o resultado dos concursos públicos?

R: Os resultados de concursos públicos e processos seletivos podem ser acompanhados através das publicações realizadas em nosso portal eletrônico, no endereço www.araraquara.sp.gov.br, no menu “Concurso Público”. Quem não tiver acesso à plataforma, pode entrar em contato com a Coordenadoria Executiva de Recursos Humanos para obter informações.