MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO – MIT

Desde o final do ano de 2017, Araraquara foi classificada pelo Governo do Estado de São Paulo como um Município de Interesse Turístico – MIT.

Para receberem esta classificação os municípios preenchem alguns critérios como: potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos atrativos turísticos. 

Ao todo são 140 municípios de interesse turístico que por meio de projetos aprovados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos –DADETUR, recebem recursos destinados para o turismo.

Em 2021 foi realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens o Ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico e Araraquara obteve uma ótima pontuação ficando entre os primeiros municípios.

 

Convênios com a Secretaria de Turismo e Viagens/ DADETUR

Finalizados:

Convênio nº 263/2017 – Sinalização Turística 1ª Fase

Convênio nº 378/2018 – Implantação de Rotatória na Rua Ivo Antonio Magnani

Convênio nº 126/ 2019 – Sinalização Turística 2ª Fase

Em andamento:

Convênio nº 233/2019 - Sinalização Turística 3ª Fase

Convênio nº 157/2021 – Sinalização para o Cicloturismo no Município de Araraquara

Convênio nº 157/2021 – Implantação de Área de Convivência e Apoio Turístico no Distrito de Bueno de Andrada/ Araraquara/ SP

 

PLANO DIRETOR DE TURISMO

PLANO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO

 

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Estudo de Demanda Doméstica 2012 - MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Estudo de Demanda Internacional 2017 - MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico

A Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021 consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo, a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e o Mapa do Turismo Brasileiro, além de estabelecer os critérios, as orientações, os compromissos, os procedimentos e os prazos para a composição.

Acessar fonte

Araraquara está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro através da Região Turística Centro Paulista. 

 

Região Turística Centro Paulista

A Região Turística Centro Paulista é formada pelos municípios de: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Itápolis, Rincão, Tabatinga e Taquaritinga.

Araraquara está na categoria B e trabalha junto com os municípios vizinhos o fomento da Instância de Governança Regional do Fórum Permanente da Região Turística Centro Paulista.

image34

Logotipo RT Centro Paulista

 

Representantes dos Interlocutores Municipais da Região Turística Centro Paulista

João Carlos Missorino - Titular

Eder Rafael dos Santos - Suplente

 

Mesa Diretora da Instância de Governança Regional do Fórum Permanente da Região Turística Centro Paulista:

Vinicius Augusto Sene Coelho – Presidente - Tabatinga/ SP

Luciana Nucci de Paula - Vice-Presidente - Araraquara/ SP

 

Taísa Ferreira Rodrigues Lima - Secretária

Contato: [email protected]