Curso de Cuidador Profissional do Fundo Social e Cebrac tem início com palestra

Alunos participaram de encontro de sensibilização e assinatura de contrato na sede do Cebrac

Curso de Cuidador Profissional do Fundo Social e Cebrac tem início com palestra

Na noite desta quarta-feira (21), na sede do Cebrac Araraquara, foi realizada a palestra de sensibilização e assinatura de contrato dos participantes do Curso de Cuidador Profissional, que é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Araraquara em parceria com o Cebrac.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, falou sobre esse primeiro encontro com os integrantes do curso. "Foi emocionante e compensador. Acertamos na escolha do curso. As pessoas foram, ninguém desistiu e estamos até com uma lista de excedentes, que mais para frente, se Deus quiser, vamos oferecer novamente esse curso que veio bem a calhar com a demanda do trabalho. Tem muita gente que já exerce essa função, mas sem as instruções devidas, e esse curso é bem completo, abrange todas as áreas, tanto para cuidador do idoso, da criança, do acamado, das pessoas com deficiência. É um curso completo e as pessoas estão muito interessadas", avaliou.

Ela destacou ainda a qualidade do conteúdo que será abordado na capacitação. "Eu acho que foi uma escolha feliz que nós fizemos, pois se trata de um material muito bom que vai abranger os cuidados de enfermagem, o que não significa que as pessoas sairão de lá enfermeiras, mas sairão sabendo cuidar, sabendo todas as técnicas. Eu fiquei muito feliz. A equipe do Cebrac foi muito gentil apresentando o material, que é riquíssimo. Fiquei feliz de poder dar essa oportunidade para essas pessoas que estão buscando e tenho certeza de que vai ser um sucesso, que as pessoas não vão desistir mesmo, porque estão bem interessadas. Atingimos o público que queríamos atingir, pois queríamos atingir pessoas que precisam realmente de um curso gratuito e que estão buscando uma formação", concluiu Cidinha.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, que representou o prefeito Edinho no encontro, destacou a importância do curso. "Eu acho que é um curso muito importante. Foi uma escolha bem centrada e decisiva feita pelo Fundo Social na pessoa da Cidinha Silva, porque vem de encontro aos anseios, aos desejos e à própria demanda da sociedade, ao mesmo tempo que contempla pessoas que estão dispostas a estarem no mercado de trabalho de uma forma que possam colaborar, contribuir e cuidar do outro", salientou.

Marcelo comentou ainda que a profissão de cuidador se equipara a uma missão. "A pessoa precisa ter o mínimo de sensibilidade, de alteridade para que ela possa cuidar de fato do outro, seja em qual estágio da vida e qual idade o outro esteja. E  sabemos que hoje a sociedade precisa muito desse tipo de profissional, não só nas instituições, nas organizações, mas também no âmbito privado, nas famílias, em particular, quando a pessoa se depara em uma situação acamada e é necessário que se tenha um profissional que, para além da técnica e conhecimento que o curso vai oferecer pelo Cebrac e com professores qualificados e com anos na área, tenha sobretudo aquela dimensão humana de cuidar, de respeitar o outro, com a solidariedade que se faz fundamental para que a sociedade em si possa ser cada vez melhor", concluiu o secretário.

O encontro teve ainda a participação do coordenador do Cebrac, Gustavo Henrique, e da professora Vanessa Gobatti. O curso, que teve suas inscrições concluídas na última sexta-feira (16), será realizado na unidade do Cebrac Araraquara (Rua Nove de Julho, 1300, Centro), com aulas ministradas a partir do dia 4 de março, de segunda a quinta-feira, no período noturno das 19h às 21h, e duração até 16 de julho.

Com carga horária de 168 horas, a grade do curso abordará temas como a profissão do cuidador; psicomotricidade e mobilização; desenvolvimento pessoal; letramento digital; noções para cuidar de idosos e crianças; saúde e seus cuidados; e noções de enfermagem.