Roteiro do Saber

Arquivo Público Histórico “Prof. Rodolpho Telarolli”

Rua Gonçalves Dias, 1392 – Centro

Telefone (16) 3322-9708

 

A criação do Arquivo Público Histórico “Professor Rodolfo Telarolli”, por meio da Lei Municipal 5.599, de março de 2.001, permite a preservação de parte da história documental da cidade.

Estudantes, professores, pesquisadores e a população em geral passaram a ter acesso a documentos da Prefeitura, Câmara Municipal, registros civil e eclesiástico, processos jurídicos e criminais. Esse acervo constitui um patrimônio cultural para Araraquara e representa a memória de seu passado político e social.

 

Biblioteca Municipal Mário de Andrade

Biblioteca Municipal Infanto Juvenil Monteiro Lobato

Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro

Telefone (16) 3332-0777

 

Centro de Ciências de Araraquara

Avenida Bernardino de Almeida

Telefone (16) 3322-4812

Criado em 1989, é um espaço de formação, geração de conhecimento e de divulgação científica aberto à visitação de escolas, alunos, professores, comunidade em geral e a todas as pessoas interessadas em descobrir e aprender sobre a ciência. É vinculado ao Instituto de Química da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Araraquara.

 

Mais informações para agendamento de visitas: https://www.iq.unesp.br/#!/cca 

 

Chácara Sapucaia

Rua dos Libaneses, 1111

Telefone (16) 3322-1505

 

O Centro Cultural Professores Waldemar e Heleieth Saffioti (CCPWHS) funciona na Chácara Sapucaia, imóvel incorporado ao patrimônio da UNESP, Campus de Araraquara, por doação feita em 2000, pela Professora Doutora Heleieth Iara Bongiovani Saffioti.

O CCPWHS desenvolve projetos educativos e culturais beneficiando adolescentes, jovens e adultos da comunidade, preferencialmente aqueles de 14 a 25 anos de idade. A Chácara Sapucaia constitui rico patrimônio arquitetônico e paisagístico que entrecruza aspectos importantes da história política, literária, educacional e científica local e nacional. Espaço-berço de Macunaíma, a Chácara entrelaça o fazendeiro e filólogo Pio Lourenço Corrêa ao escritor Mário de Andrade e ao Movimento Modernista. Foi na Chácara de Pio Lourenço que Mário de Andrade escreveu Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, obra-prima do modernismo brasileiro.

 

Aberto de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Mais informações: https://www.fclar.unesp.br/#!/centro-cultural