"Canal Direto com a Prefeitura" traz alerta sobre as queimadas urbanas

Mesmo antes de iniciar o período de estiagem, Araraquara já registrou mais de 100 ocorrências

"Canal Direto com a Prefeitura" traz alerta sobre as queimadas urbanas

Luiz Dell’acqua, gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, foi o convidado da edição desta quarta-feira (24) do "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação. O tema abordado foi o alerta sobre as queimadas urbanas, problema responsável por uma série de impactos negativos na saúde das pessoas e na biodiversidade.

Luiz relatou que, mesmo ainda fora do chamado período de estiagem, as ocorrências de queimadas urbanas já são comuns em Araraquara. "Estamos saindo do verão, iniciando o outono, contudo já estamos vendo muitos casos de incêndios em vegetação, que são as queimadas urbanas. Segundos dados levantados junto ao corpo de Bombeiros, desde o início do ano até agora foram mais de 100 ocorrências, o que demonstra uma preocupação, já que nem chegamos no período total de estiagem, ou seja, de ausência de chuvas, e já estamos com um número elevado de queimadas urbanas", apontou.

Ele revelou também que a Região Norte da cidade é, historicamente, a mais afetada por esse crime. "É uma região muito populosa, muito grande, que compreende o Selmi Dei, o Adalberto Roxo, Indaiá, entre outros bairros onde se mostra muito aparente a questão das queimadas urbanas. O plano de estiagem que estamos preparando é focado principalmente nessas áreas, que têm o histórico de serem os bairros mais afetados por essa prática criminosa", frisou.

Luiz destacou que são muitos os prejuízos ocasionados pelas queimadas urbanas. "Além dos problemas, as queimadas podem originar acidentes muito graves. Não é apenas o fogo no mato, que já traz muita destruição para o meio ambiente, para a flora, para as árvores, para os animais, que são mortos. Além disso, a saúde da população é muito afetada, principalmente por aqueles que já são acometidos por doenças. Problemas respiratórios são agravados, vários fatores interferem na saúde, além, é claro, de poder gerar acidentes em residências, imóveis, escolas e locais próximos ao incêndio. Enfim, é uma gama muito grande de problemas que essas queimadas podem trazer para toda a população de uma forma geral", reforçou.

Ele também falou sobre a Operação Estiagem 2024, que está sendo preparada para intensificar o monitoramento e o combate a incêndios em vegetação no período de baixa umidade relativa do ar. "O planejamento para a Operação Estiagem é iniciado agora no mês de maio, no fim do outono, quando se inicia o inverno. As chuvas são totalmente estiadas, não se vê mais períodos chuvosos. A tendência é que o mato seque, a vegetação fique seca e os incêndios ocorram, porém é muito difícil que esses incêndios ocorram de maneira natural. Para não falar 100%, a grande maioria dos incêndios é causada pelo homem, seja de forma voluntária ou involuntária, como ocorre com as bitucas de cigarro. Mas a maioria acontece de forma intencional. Fazemos o planejamento no município, que acontece com a Defesa Civil, junto com todas as secretarias do município e os órgãos que têm envolvimento com esse problema, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros. Nos unimos e fazemos o planejamento para tentar enfrentar esse problema. Várias ações são desencadeadas e na verdade já estão em ação desde o início do ano, através da Secretaria de Obras, da fiscalização dos terrenos e do mato alto, da limpeza, tanto das áreas particulares como públicas. São vários serviços para que, no final do período de estiagem, possamos colher os frutos desse trabalho, que é a diminuição do número de incendios", salientou.

Luiz também esclareceu que o primeiro contato que deve ser feito ao ver uma queimada urbana é com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. "Por conta da Operação Estiagem, empregamos uma equipe da Defesa Civil com foco em auxiliar o Corpo de Bombeiros nos atendimentos. Quando o serviço dos Bombeiros é surpreendido pelo número de incêndios de forma simultânea, nesse caso temos uma equipe para auxiliar. Em qualquer caso de incêndio, a população deve informar diretamente ao Corpo de Bombeiros, que vai fazer a triagem da ocorrência e, sendo necessário, acionar a equipe da Defesa Civil para o emprego desses casos", concluiu.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.