“Escarcéu”: sábado tem espetáculo gratuito de dança contemporânea no Teatro Municipal

Apresentação tem início às 20 horas, com ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro

O Teatro Municipal de Araraquara recebe o espetáculo de dança contemporânea “Escarcéu”, com a Cia. Etra de Dança, da cidade de Santos, neste sábado, às 20 horas. A apresentação gratuita faz parte das atividades celebrativas ao Dia da Dança, em uma programação realização pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A palavra “escarcéu” é sinônimo de algazarra, gritaria, escândalo, alvoroço, choradeira, clamor, agitação, alarme, barulho, esgotamento, cena e espetáculo. Já o antônimo de escarcéu, pode ser: silêncio, organização, repouso, calmaria, ordem, além de palavras relacionadas, como: discussão, desacordo, exagerar, importância, tormenta, desordem, bagunça e onda do mar.

O espetáculo se direciona a partir de corpos que, por meio de suas performances, juntam todos os sinônimos, antônimos e palavras relacionadas. A mistura e matéria que surge disto guia a apresentação.

O trabalho foi criado a partir da observação do movimento das ondas do mar revolto e também da leitura da obra “Escarcéu dos Corpos”, de Jorge Marinho, um livro de contos publicado em 1984 e que permanece atual, já que aborda temas caros à essência humana , entre eles solidão, amor, preconceito, alienação e aceitação.

Vale destacar que “Escarcéu” é o segundo trabalho de uma trilogia que envolve o estudo do movimento do corpo coletivo, bruto, resistente e suas peculiaridades.

O espetáculo da Cia. Etra, tem direção de Ariadne Fernandes e Edvan Monteiro, e apresenta no elenco: Ariadne Fernandes, Tamara Tanaka, Thays Oliveira, Rodney Cardoso, Marcelle Lemos, Gabriel Rosário, Juliana Melhado, Diez e Alessandra Santana.

A classificação é para 16 anos e a apresentação é gratuita, com os ingressos distribuídos uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do teatro. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Livio Abramo, na Fonte Luminosa.

Cia. Etra - Criada em 2001 pelos artistas Ariadne Filipe e Edvan Monteiro, formados pelo Colégio de Dança do Ceará, em Fortaleza. A proposta sempre permeou em caminhos diversos com outras linguagens artísticas, sem perder a importância da pesquisa.

No currículo, o grupo carrega inúmeros espetáculos de dança, performances, participações em Mostras, Festivais e Bienais Internacionais de Dança, cursos de dança pelo país, além de participações em residências com nomes importantes da dança e das artes, como: Rachid Ourandame, Alain Buffard, Gilles Jobin, João Fiadeiro, Cia C de La B, Alejandro Ahmed, Paulo Emílio, Carmem Morais, Michelle Moura, Claudia Muller, Marcelo Evelin, LUME, Mirella Brandi x Muep Etmo - entre outros.

Mais atividades – A programação que celebra o Dia da Dança apresenta ainda, no domingo, duas apresentações, às 16h e 19h, reunindo um time de aproximadamente 400 artistas da dança. As apresentações contam com participações e coreografias diferentes em cada um dos horários.

Na apresentação das 16h serão 15 coreografias, com a participação de: Centro de Convivência Social Maria Velho Temponi (Creche Azul), Talento Academia de Dança, Viva Flashback/Studiob, Al Fayun, Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara),Projeto Adote Os Bailarinos, Studio Elaine Jalilah, Caroline Deléo Escola de Dança, Viva Academia,Clube Palmeiras, Art Dance Academia de Ballet, Sede Embalanço, Secretaria de Esportes de Araraquara, Departamento de Cultura de Américo Brasiliense, e Escola de Dança Estilo Livre.

Já a sessão da noite, às 19h, são 18 coreografias, com: Fundesport Araraquara, Núcleo de Dança Renata Pestana, Núcleo de Dança Silvia Mello, Instituto Fábrica de Vencedor, Centro Ritmus de Artes e Bem Estar, Vivaldi Studio de Arte e Dança, Escola de Ballet Renata Crespi, Núcleo de Formandos e Formados da EMD, Estúdio Maah Cayres, Núcleo de Dança Sesi Araraquara, Studio de Dança Juliana Oyakawa, Clube 22 de Agosto, Aflora Dança e Arte, Núcleo de Artes Integradas, Studio Flex Pole Dance, Grupo Faces, Studio de Dança Marcio & Tairine, e Academia Mundo da Dança.

Também, no sábado, será realizada a aula inaugural da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (a atividade é reservada aos familiares dos alunos da escola).

SERVIÇO:

Dia Internacional da Dança apresenta espetáculo "Escarcéu", com Cia. Etra de Dança

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Livio Abramo)

Dias: sábado (27 de abril)

Classificação: 16 anos

Grátis - retirada de ingressos 1h antes de cada apresentação (até 2 ingressos por pessoa)