Programa de Mediação de Conflitos está disponível no "Prefeitura nos Bairros"

Programa visa a prevenção da violência por meio de uma forma na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes

Programa de Mediação de Conflitos está disponível no "Prefeitura nos Bairros"


Lançado em dezembro do ano passado, o Programa Municipal de Mediação de Conflitos é uma das novidades da edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros", que foi lançada nesta terça-feira (28) e atuará até o dia 17 de março na região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

A mediação de conflitos é disponibilizada no atendimento social, que também opera de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30. Nessa região atendida no momento, esse atendimento é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, também até o dia 17 de março.

Com o objetivo de prevenir a violência, o Programa Municipal de Mediação de Conflitos é uma iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública com apoio da rede assistencial das secretarias de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Participação Popular e Assistência e Desenvolvimento Social.
 
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, falou sobre a importância desse serviço ser oferecido nos bairros. "Eu reputo como muito importante a divulgação do Programa de Mediação de Conflitos porque ele trata de uma proposta e de uma solução pacífica para problemas comuns que são enfrentados nas comunidades, como brigas entre vizinhos e algumas demandas que, se não contarem com uma interferência, uma ajuda, acabam desencadeando para situações mais graves, inclusive com o emprego de violência. Esperamos que a população compreenda a importância desse trabalho e, se necessitar, sabendo de sua existência, utilize essa ferramenta como instrumento de prevenção à violência", avaliou. 
 
Programa Municipal de Mediação de Conflitos

No Programa Municipal de Mediação de Conflitos, uma pessoa imparcial, o mediador, auxilia a comunicação entre dois indivíduos em conflito por meio do respeito e da utilização de técnicas baseadas na informalidade. O intuito é que esses indivíduos consigam, eles mesmos, resolver o impasse de maneira consciente e voluntária. Os mediadores que atuarão no programa são, em um primeiro momento, advogados voluntários capacitados e especialistas em métodos de solução de conflitos. Mais adiante, poderão integrar o time de mediadores guardas civis municipais, gestores públicos e líderes comunitários que receberão o curso de capacitação, condição necessária para o exercício da atividade.

Qualquer pessoa física moradora no município de Araraquara pode utilizar o programa para resolver problemas através do diálogo como, por exemplo, briga entre vizinhos, familiares e amigos. Está vedado o uso da mediação para questões mais complexas que exijam decisão por parte de um juiz ou sejam classificadas como crimes (violência doméstica, roubos, furtos, etc.).

Além do atendimento social do "Prefeitura nos Bairros", o Programa de Mediação de Conflitos também pode ter suas inscrições feitas pelo  site da Prefeitura, mas a rede municipal, como CRAS, equipamentos da Saúde, da Educação e da Participação Popular podem auxiliar nessa tarefa. As sessões ocorrerão em locais previamente escolhidos e situados nos bairros que compõem o Programa Territórios em Rede, mas também podem ocorrer na sede da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, como no caso citado.

Todas as informações sobre o programa, inclusive como acessá-lo, estão disponíveis no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), que recebe as inscrições dos interessados em participar das sessões de mediação.

Prefeitura nos Bairros

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros. 

Além disso, o "Prefeitura nos Bairros" conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", ações educativas, dentre outros. 
Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.