Prefeitura dá início ao Curso de Introdução à Libras

Atividade voltada para servidores municipais é realizada pela Escola de Governo em parceria com a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência

Prefeitura dá início ao Curso de Introdução à Libras

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Escola de Governo Municipal e da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, que integra a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, iniciou na última sexta-feira (3) o Curso de Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais), voltado para servidores municipais.

Com a participação de 30 integrantes e com vagas esgotadas, o curso é híbrido (EAD e presencial). Os alunos acompanham presencialmente as aulas com a professora Raquel Nogueira Chediek às sextas-feiras, durante seis semanas, enquanto o EAD integra a Escola Virtual.Gov (EV.G/Enap), do qual a Escola de Governo é núcleo formador.

A coordenadora da Escola de Governo, Celina Garrido, destacou a importância do curso. "É um passo importante para o acesso da comunidade surda aos serviços públicos", salientou.

O assessor de Políticas para Pessoas com Deficiências, Fernando César Supesche, também valorizou a iniciativa. "O Curso de Introdução à Libras é fundamental para os funcionários da Prefeitura, pois possibilita uma comunicação mais inclusiva com pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Isso não apenas promove a acessibilidade, mas também demonstra respeito e valorização da diversidade", apontou.

A professora

Raquel Nogueira Chediek tem 53 anos é pedagoga formada pela Unesp Araraquara, com especialização em Educação Inclusiva, Arte educação e História e Cultura Afro Brasileira, além de diversos cursos de Libras e outros.

Trabalhou na educação de 2002 a 2023, começando como agente educacional, passou a professora da educação infantil e da educação integral e no período de 2018 a 2021 no ensino bilíngue em Sala Multisseriada com alunos surdos.

Hoje professora da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular, Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Raquel ministra também as aulas de português para comunidade surda e Libras para imigrantes surdos.

Curso de Introdução à Libras da Prefeitura - Foto Divulgação 3

Curso de Introdução à Libras da Prefeitura - Foto Divulgação 2