Comemorações marcam o final de semana da Cultura

Dia do Ferroviário e Dia da Dança são atrações da agenda cultural deste fim de semana com programação gratuita

Comemorações marcam o final de semana da Cultura

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, realiza dois eventos comemorativos no final de semana: o Dia do Ferroviário e o Dia da Dança, ambos com programação gratuita.

Dia do Ferroviario 1 (2)

Dia do Ferroviário - O Dia do Ferroviário será comemorado neste sábado, 27 de abril, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, das 10h às 17 horas. Diversos artistas e expositores se reúnem a fim de promover: feira de artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com chorinho e viola, exposição de ferromodelismo e a visitação ao Museu Ferroviário.

A música ao vivo contará com moda de viola e chorinho. Pela manhã, às 11h30, os músicos do projeto Viola na Praça – evento mensal realizado na Praça das Bandeiras – participam da abertura da programação musical. Perci e Zinha, Romanito, Lavínia Linda e Gianini da Viola, Tião do Ouro e Amigos, e Fernanda Freitas Violeira são os convidados da abertura.

À tarde, às 15h15, entra em cena o chorinho, com Pedro Luiz Freitas e convidados. O chorinho, este patrimônio cultural brasileiro, chega com releituras e trabalhos autorais dos músicos de Araraquara, promovendo ainda mais a tarde de celebração no museu ferroviário.

Importante ressaltar que o Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril pelo fato desta data ser celebrada a inauguração da primeira linha de ferro brasileira, em 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida como Estrada de Ferro Mauá.

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, na antiga Estação Ferroviária na região central de Araraquara.

Dia internacional da Dança geral

Dia da Dança - O Dia Internacional da Dança será celebrado neste final de semana, no sábado e domingo, 27 e 28 de abril, com espetáculos gratuitos no Teatro Municipal de Araraquara. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação (até 2 ingressos por pessoa).

No sábado, às 20h, será apresentado o espetáculo "Escarcéu", com a Cia. Etra de Dança, de Santos. O trabalho foi criado a partir da observação do movimento das ondas do mar revolto e também da leitura da obra “Escarcéu dos Corpos”, de Jorge Marinho, um livro de contos publicado em 1984 e que permanece atual, já que aborda temas caros à essência humana, entre eles solidão, amor, preconceito, alienação e aceitação.

No domingo, duas apresentações estão na programação, às 16h e 19h, com apresentações de artistas, escolas, grupos e projetos de dança de Araraquara. Um time de aproximadamente 400 artistas da dança integra as duas apresentações que contam com participações e coreografias diferentes.

Na apresentação das 16h serão 15 coreografias, com a participação de: Centro de Convivência Social Maria Velho Temponi (Creche Azul), Talento Academia de Dança, Viva Flashback / Studiob, Al Fayun, Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara),Projeto Adote Os Bailarinos, Studio Elaine Jalilah, Caroline Deléo Escola de Dança, Viva Academia,Clube Palmeiras, Art Dance Academia de Ballet, Sede Embalanço, Secretaria de Esportes de Araraquara, Departamento de Cultura de Américo Brasiliense, e Escola de Dança Estilo Livre.

Já a sessão da noite, às 19h, são 18 coreografias, com: Fundesport Araraquara, Núcleo de Dança Renata Pestana, Núcleo de Dança Silvia Mello, Instituto Fábrica de Vencedor, Centro Ritmus de Artes e Bem Estar, Vivaldi Studio de Arte e Dança, Escola de Ballet Renata Crespi, Núcleo de Formandos e Formados da EMD, Estúdio Maah Cayres, Núcleo de Dança Sesi Araraquara, Studio de Dança Juliana Oyakawa, Clube 22 de Agosto, Aflora Dança e Arte, Núcleo de Artes Integradas, Studio Flex Pole Dance, Grupo Faces, Studio de Dança Marcio & Tairine, e Academia Mundo da Dança.

Vale destacar que, no sábado, uma aula inaugural da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), denominada "Principia a alvorada", abre a programação do Dia da Dança, às 9h, destinada especialmente aos familiares dos alunos ingressantes na EMD.

Os ingressos para as apresentações do Dia da Dança devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do teatro (até 2 ingressos por pessoa). O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Livio Abramo.

SERVIÇO:

• Dia do Ferroviário

Data: sábado (27 de abril)

Horário: das 10h às 17 horas

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° - Centro/antiga Estação Ferroviária)

Atrações: Exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feira de artesanato e praça de alimentação

Mais informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/dia-do-ferroviario-sera-celebrado-neste-sabado-27-1

• Dia Internacional da Dança

Data: sábado e domingo (27 e 28 de abril)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Livio Abramo)

Ingressos gratuitos - retirada de ingressos 1h antes de cada apresentação (até 2 ingressos por pessoa)

Sábado (27/04)