Aulão de escrita criativa marca retomada do Cursinho Livre Caburé

Atividade do projeto socioeducativo foi realizada na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular

Aulão de escrita criativa marca retomada do Cursinho Livre Caburé

O Cursinho Livre Caburé, projeto socioeducativo autônomo e independente em Araraquara, retomou suas atividades neste mês de abril com uma programação especial. A iniciativa popular e gratuita, que visa preparar alunos para o Enem e vestibulares, volta após dois anos de interrupção de suas atividades, período em que as atenções ficaram voltadas a uma reestruturação após o projeto perder sua sede durante a pandemia da Covid-19. Com atividades programadas para diversos locais, o cursinho ainda procura um espaço ou parcerias para realizar o cursinho popular durante o ano todo.

O cursinho contou com uma parceria com a Assessoria de Políticas para a Juventude, órgão que integra a Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular da Prefeitura. Na última quarta-feira (17), foi realizado um aulão com o tema "Escrita criativa" na Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, localizada na Rua Voluntários da Pátria, no Centro.

O assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, enalteceu a parceria. "Essa atividade é um exemplo inspirador de como podemos construir coletivamente, estabelecendo parcerias que garantam o acesso à educação de forma plural e inclusiva. Os educadores do Cursinho Caburé demonstraram que é possível criar iniciativas pontuais, oferecendo ensino de qualidade de forma gratuita e voluntária. Essa abordagem amplia significativamente as oportunidades para alunos e vestibulandos alcançarem sucesso nos vestibulares", apontou.

O Prof. Dr. Cláudio Robert Pierini, conhecido como CP Torber e autor da série de livros "Control", falou sobre sua participação no aulão. "Participar como palestrante na aula aberta de Escrita Criativa no Cursinho Livre Caburé foi uma experiência incrível e gratificante. Como professor universitário e escritor, tive a oportunidade de não apenas compartilhar meu conhecimento e experiência, mas também discutir aspectos fundamentais do processo editorial e de publicações. Além de destacar a importância da escrita técnica e criativa, explorei a relação entre elas e como esse equilíbrio é essencial para produzir trabalhos de qualidade. Durante a palestra, também abordei sobre como aplicá-los em suas próprias produções literárias, sejam elas técnicas ou não. Por isso, espero que minha contribuição possa ter impactado positivamente suas trajetórias educacionais e inspirado a continuarem explorando o universo da escrita criativa", frisou.

Pedro Oller, um dos organizadores do grupo, também destacou a relevância da atividade. "É muito gratificante ter a presença de um docente do curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara, um dos cursos mais respeitados no país, nessa área. Nós gostamos muito dessa prática de convidar professores universitários para o cursinho popular, pois é um contato com os estudantes que enriquece muito, e os aproxima da experiência da vida acadêmica. Aulões temáticos como esse são importantes para expandir as perspectivas dos estudantes e para que descubram novos interesses, uma vez que nossa diretriz pedagógica envolve objetivos para além das exigências e aprovações no vestibular. Trata-se sobretudo de complementar e ampliar a formação desses jovens. Agradecemos ao professor Cláudio por aceitar nosso convite e pela riquíssima aula que nos deu, ao público que compareceu, e à Secretaria de Direitos Humanos pelo espaço e apoio", comentou.

Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do Cursinho Livre Caburé no Facebook e Instagram.