Confira as feiras de artesãos do fim de semana (10 e 11 de maio)

Atividades serão realizadas na sexta e no sábado, com opções artesanais variadas para o Dia das Mães

Confira as feiras de artesãos do fim de semana (10 e 11 de maio)

Domingo é Dia das Mães e, para tanto, os artesãos e empreendedores da cidade realizam as feiras do final de semana na sexta-feira e no sábado, 10 e 11 de maio, a fim de oferecer opções para presentear de maneira artesanal e especial.

Na sexta-feira (10) tem a Feira da Lua, das 18h às 22h, na Praça das Bandeiras, em edição comemorativa aos 5 anos da feira; no sábado são mais 3 feiras: a Tô em Casa, no Parque Infantil, das 10h às 19h; a do Choro das Águas que, excepcionalmente, nesta semana será realizada no sábado, das 16h às 20h, na Praça do Daae; e o Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” na Praça Pedro de Toledo, das 17h às 22h.

As feiras da Lua, Tô em Casa, e o Encontro de Brechós são realizadas por coletivos da cidade com o apoio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo); já a feira do Choro das Águas é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. As feiras têm o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Daae no uso das praças.

Vale destacar que a programação cultural da Feira Tô em Casa e do Encontro de Brechós conta com realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Feira da lua 10 mai 2024

- Sexta-feira (10 de maio) - 18h às 22h: Feira da Lua – edição comemorativa: 5 anos

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

A feira nesta sexta será uma edição especial, em comemoração aos seus 5 anos de atividades. A Feira da Lua, realizada pelo Coletivo Pôr do Sol, terá artesanato, culinária, brechó e desapego, além de música. A discotecagem com MPB está garantida, assim como as variadas opções para presentear no Dia das Mães.

To em Casa 11 mai 2024

- Sábado (11 de maio) - 10h às 19h: Feira Tô em Casa

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

Sábado tem a Feira Tô em Casa das 10h às 19 horas, no Parque Infantil, na região central. O público poderá apreciar os trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por: decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia. Além dos produtos, haverá apresentação de capoeira, aula de ritmos e música.

Uma aula de ritmos, especial para o Dia das Mães, será realizada às 9h com o professor Edu, em parceria com Carol Soares, do Centro de Saúde e Bem Estar. A atividade tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e também da Coordenadoria de Políticas Étnico-raciais, Centro de Referência Afro Mestre Jorge e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Às 16h haverá o show “Mussarela com Pimenta canta MPB e ritmos do Nordeste”, com Vinha Haddad e Paulinho Araújo. O duo existe desde 2016 e se apresenta junto a dupla de percussionistas Ana Cláudia e Haroldo. Com um repertório composto por MPB, samba, jazz, baião e outros ritmos, Mussarela com Pimenta apresenta arranjos próprios e uma roupagem elegante, tocando o que há de melhor na música popular brasileira.

A capoeira é o destaque das 17h com a apresentação da “Capoeira roda dos amigos”, em uma organização do Mestre Mourão. Haverá “capoterapia” para a terceira idade, uma atividade especialmente voltada para esta faixa etária.

Choro 11 mai 2024

- Sábado (11 de maio) - 16h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próxima ao Gigantão)

Atendendo a solicitação dos artesãos e artistas que participam da programação do Choro das Águas, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart anteciparam a programação que seria realizada no Dia das Mães, para este sábado, 11 de maio, na Praça do Daae – Fonte Luminosa.

A Feira de Artesanato com artesãos e empreendedores de Araraquara e região abre a programação às 16 horas com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos expositores. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes para o Dia das Mães.

A programação apresenta ainda: contação de histórias infantis, às 17h, com Luana dos Santos, e o show musical com o Samba A Dois, às 18 horas.

Encontro Brechos 11 mai 2024

- Sábado (11 de maio) - 17h às 22h: Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

O Encontro de Brechós, realizado pelo coletivo Quem Garimpa Acha, apresenta uma feira de brechós e moda circular e sustentável, levando a oportunidade de se vestir e presentear de forma mais sustentável, com expositores que destacam os brechós e as marcas de upcycling de Araraquara e região.

Também estão no programa: expositores de cosméticos artesanais veganos, acessórios artesanais afetivos, gastronomia vegana, além do tradicional pastel com caldo de cana, crepes, drinks – entre outras delícias.

Nesta edição especial pré dia das mães, as 10 primeiras maes acompanhadas dos filhos/filhas ganham uma foto polaroid.

A programação musical apresenta Marcos Leiva às 20 horas. O show traz um apanhado dos grandes compositores e intérpretes de música popular brasileira, levando ao público um repertório de altíssima qualidade, mesclando músicas do passado e presente, em releituras que transitam tanto por ritmos dançantes como xote, baião e samba, como também por lindas canções declamadas ao som das cordas dedilhadas do seu violão, num clima intimista bem ao estilo "barzinho".

Vale destacar que o Encontro terá um ponto oficial do Fundo Social para doações ao Rio Grande do Sul.