Atendendo demanda da população no OP, Agrovila do Bela Vista recebe pavimentação ecológica

A empresa DGB Engenharia e Construção completou nesta terça-feira (19) o primeiro trecho da pavimentação ecológica com bloquetes de concreto sextavado na Avenida 1, a principal da Agrovila do Assentamento Bela Vista do Chibarro, na região sudoeste de Araraquara.

Na primeira etapa da obra foi construída a rede de galerias de águas pluviais, com caixas de passagens e bocas de lobo e a represa de contenção, ao lado da antiga estação de tratamento de esgoto do DAAE.

A pavimentação ecológica com bloquetes de concreto na agrovila visa a permeabilidade do solo e a proteção do lençol freático, diferente do asfalto que contém produtos químicos.

A pavimentação é uma antiga reivindicação dos assentados e foi proposta em plenária do Orçamento Participativo (OP). O assentamento foi formalizado em 1989 e abriga 200 famílias de agricultores.

“O povo escolhe no Orçamento Participativo e a Prefeitura cumpre. É o que estamos fazendo aqui, porque o OP é lei. Estamos fazendo um calçamento ecológico, porque aqui não podemos fazer asfalto; é uma área rural, com áreas de mananciais e a água precisa drenar para não gerar danos às nossas nascentes”, afirmou recentemente o prefeito Edinho durante visita técnica ao canteiro de obras no Bela Vista.

O investimento na pavimentação da agrovila é de R$ 3,2 milhões e integra um aporte de R$ 6,4 milhões, que contempla também vias do bairro Cidade Jardim, zona norte da cidade. Desse total, o repasse do Governo Estadual é de R$ 5 milhões, e o complemento de R$ 1,4 milhão de recursos próprios.

Mais melhorias

Além da pavimentação a Prefeitura investiu em melhorias na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Professor Hermínio Pagotto, reforma e ampliação, no Centro de Educação e Recreação Waldyr Trigo, reparos na cobertura, troca de piso e ampliação de salas, e na iluminação pública da agrovila com luminárias de tecnologia Led.