Região do Parque São Paulo recebe Prefeitura nos Bairros até 17 de março

Programa que une zeladoria e atendimentos das secretarias teve sua edição 2023 lançada oficialmente nesta terça-feira (28), com presença do prefeito Edinho

Região do Parque São Paulo recebe Prefeitura nos Bairros até 17 de março

Está lançado oficialmente o Prefeitura nos Bairros em 2023. O evento de abertura da primeira fase do programa neste ano, na região do Parque São Paulo, foi realizado na manhã desta terça-feira (28), no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Jr..

Além do Parque São Paulo, a primeira fase do programa também atenderá os bairros do Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

O Prefeitura nos Bairros alia ações de zeladoria da cidade com atendimento das secretarias municipais mais próximo dos moradores. Entre as iniciativas executadas nas vias dos bairros estão operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o Prefeitura nos Bairros conta com plantão de atendimento social, em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", ações educativas, dentre outros.

No Parque São Paulo, esse atendimento será realizado até 17 de março, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no centro de convivência localizado no quiosque — onde foi organizada a solenidade de abertura, na Avenida Dr. Albert Einstein, nº 831.

“O Prefeitura nos Bairros acontece desde que fui prefeito pela primeira vez, de 2001 a 2008. A gente leva a Prefeitura para as regiões de Araraquara não só para intensificar a limpeza, tapa-buraco, sinalização, poda de árvore, troca de lâmpada, um mutirão de serviços, mas também para atender os moradores que, muitas vezes, têm problemas e precisam ir até o Centro. A gente traz a Prefeitura até os bairros para que os problemas sejam resolvidos aqui”, afirmou o prefeito Edinho.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), lembrou os desafios superados pela Prefeitura nos últimos anos e salientou que o programa dará uma ‘nova cara’ para a cidade, com as ações de zeladoria realizadas em todas as regiões. “Araraquara, daqui a uns três meses, vai ser outra cidade”, declarou.

Representando os moradores da região do Parque São Paulo, Diego Antônio da Silva parabenizou a gestão municipal. “A Prefeitura sempre está presente no Parque São Paulo e está fazendo o melhor. O Prefeitura nos Bairros traz mais proximidade dos moradores com o governo municipal”, destacou.

A enfermeira chefe da unidade de saúde do Parque São Paulo, Isabela Virgínia de Oliveira, agradeceu à Prefeitura. “É um prazer imenso nós recebermos o Prefeitura nos Bairros. A gente sabe da importância desse trabalho em uma região afastada do Centro. É muito importante que a população tenha acesso aos serviços, porque, às vezes, não consegue chegar lá no Centro”, disse.

Ainda estiveram presentes no evento a vereadora Filipa Brunelli (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (Cidadania), Guilherme Bianco (PCdoB) e Hugo Adorno (Republicanos), secretários, coordenadores e gestores municipais, representantes do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), funcionários da unidade de saúde e alunos do CER Eudóxia Pinto Ferraz.

Esporte, cultura e lazer
E o Prefeitura nos Bairros vem com outra novidade para 2023. A Prefeitura irá realizar uma ação social que vai oferecer esporte, cultura e lazer para toda a família, em uma ação marcada para acontecer sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região.

O primeiro encontro está marcado para este domingo, 5 de março, das 9h às 12h, na Praça Álvaro Taniguti, que fica na Rua Maria Brambilla Passos, Jardim Santa Clara. Haverá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com monitores de educação física das Escolinhas de Esportes.

Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça, apresentação de Maculelê e roda de capoeira com o educador Patrick Crespo, das Oficinas Culturais Municipais, além da participação do grupo Abadá Capoeira.