Beneficiários do "Filhos do Sol" participam de roda de conversa sobre saúde

Autocuidados de higiene e prevenção de doenças foi o tema abordado com os jovens durante o encontro

Beneficiários do "Filhos do Sol" participam de roda de conversa sobre saúde

Na última sexta-feira (26), o Centro de Referência da Juventude "Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso", no Jardim Pinheiros recebeu uma roda de conversa que contou com a participação dos beneficiários do programa "Filhos do Sol" e de equipes de Saúde do Município para abordar os autocuidados de higiene e prevenção de doenças.

A ação foi realizada por meio de uma parceria entre o "Filhos do Sol" com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Unidade de Saúde de Atendimento à Família "Luís Alberto Marim Junior", do Jardim Pinheiros, e o Centro de Testagem e Aconselhamento.

Flávia Maria Gonçalves de Sant´Ana, gerente do programa "Filhos do Sol" e do Centro da Juventude, enalteceu a iniciativa. "A parceria está sendo muito eficaz. Em cada encontro, os participantes se interessam cada vez mais sobre a própria saúde e ficam mais à vontade para tirar suas dúvidas. Também estamos notando uma melhora no autocuidado, como a preocupação em escovar os dentes depois das refeições ofertadas, por exemplo", comentou.

O gestor de projetos da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Albert Andreone, responsável pelo projeto "Close na Prevenção", também valorizou a proposta do trabalho. "Eu acho ótima a iniciativa de trabalhar a prevenção, o cuidado e o acesso à informação. É um trabalho nota 10", resumiu.

Também participaram da atividade os profissionais da saúde Rosy Miryam do Prado, Dr. Kamirri Ortega Palhares, Valdirene do Nascimento, Angela Rufino e Micheli de Abreu Guidelli, além dos estudantes de medicina Matheus Bueno, Rafael Dário Marques, Heloísa Albino, Valdirene do Nascimento e Amanda Carolina Boneberg da Silva.

O "Filhos do Sol", Programa Municipal de Transferência de Renda, Oferta de Ações Socioeducativas, Qualificação Profissional e Vivência no Mundo do Trabalho a Adolescentes e Jovens em Situação de Extremo Risco Pessoal e Social, é executado e gerido pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Participação Popular, com o propósito de garantir o direito à renda mínima e a inclusão a adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade e que se encontram em situação de extremo risco pessoal e social. Atualmente, o programa conta com 70 beneficiários. A equipe também contou com uma ampliação de sua equipe técnica, que agora é composta por duas psicólogas e duas assistentes sociais.

Beneficiários do Filhos do Sol participam de roda de conversa sobre saúde - Divulgação 2