Vacina contra a gripe é ampliada para toda a população, a partir de 6 meses

Todas as unidades de saúde e mais a unidade do SESA estão imunizando a população em geral, a partir desta quinta (2)

Vacina contra a gripe é ampliada para toda a população, a partir de 6 meses

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando, a partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a influenza (gripe) para toda a população, a partir dos 6 meses de idade.

As pessoas devem procurar qualquer uma das 37 unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas, ou a unidade do SESA, das 8 às 15 horas, munidas de documento com foto e caderneta de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2024 teve início no último dia 25 de março e se estenderá até o dia 31 de maio. Até o fim do mês de abril, a vacinação foi exclusiva para o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde e da Educação, entre outros. Estes grupos são considerados de maior risco de agravamento da saúde e óbito, em decorrência da gripe.

Hoje, a cobertura vacinal em Araraquara está em 27,19%.

“Nós seguimos as orientações do Ministério da Saúde. Neste momento, estamos ampliando a vacinação para toda a população e esperamos que as pessoas se conscientizem da importância dessa vacina. Que procurem as unidades de saúde e se vacinem. Vamos aumentar essa cobertura vacinal; este é o nosso objetivo”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

A vacina utilizada é trivalente, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença e reduzir o risco de complicações respiratórias e pneumonia. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem tomou o imunizante em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, o Ministério da Saúde a campanha começou mais cedo, em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país; tradicionalmente, ela é realizada entre os meses de abril e maio.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2024

Quando: Até dia 31 de maio

Público: Toda a população a partir dos seis meses

Local: Todas as unidades de saúde do município, das 8h às 16h, e unidade do SESA, das 8h às 15h