Prefeitura dá início ao ciclo de palestras do projeto Consetrans nas Escolas

Palestras serão ministradas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana nas unidades escolares do município até setembro

Prefeitura dá início ao ciclo de palestras do projeto Consetrans nas Escolas

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, deu início nesta segunda-feira (1) ao ciclo de palestras do projeto Consetrans nas Escolas, que serão realizadas até setembro. A ação faz parte do 20º Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans).

A palestra que abriu o projeto foi ministrada no CER Antônio Tavares Pereira Lima, no Jardim Pinheiros, por Dolores Ana Soares, professora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Nesta terça (2), foi a vez dos alunos do Cer Cyro Guedes, no Santa Angelina. O ciclo segue nesta quarta-feira (3), no Cer Cotinha de Barros, na Vila Xavier; na quinta-feira (4), no Cer Álvaro Waldemar Colino, no Jardim das Estações, fechando a semana no Cer Adelina Leite do Amaral, na Vila Xavier, na sexta-feira (5).

Após o encerramento do ciclo de palestras, que passará por todas as escolas municipais e parte das escolas estaduais e particulares até setembro, terá início o período de entrega dos trabalhos que vão participar da 20ª edição do Consetrans, cujo tema é “A paz no trânsito começa por você”.

“Estamos divulgando o Consetrans nas palestras e, principalmente, buscamos orientar os alunos e professores para obedecerem as regras de trânsito, como motoristas e como passageiros. Estamos falando sobre a importância de usar o cinto de segurança, como o pedestre deve realizar a travessia corretamente, destacando que os menores de 10 anos não podem andar de passageiros nas motocicletas. Além disso, ensinamos as sinalizações de trânsito mais usuais, o seu significado e a importância”, descreve Dolores Soares, que é uma das idealizadoras do Consetrans.

Ainda segundo ela, o objetivo do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara, que é realizado anualmente, é promover a segurança como valor a ser incorporado por todos aqueles que dele participam, bem como estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho das escolas, instituições e alunos participantes.

Podem participar do concurso alunos e professores integrantes da Educação lnfantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular, além de instituições para pessoas com deficiência, grupos da terceira idade, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e suplência.

O Consetrans engloba oito modalidades: Pintura/desenho e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Redação, Poesia, História em Quadrinhos e Artes Plásticas. Os participantes serão divididos por escolaridade para participação nas modalidades artísticas nas categorias Individual ou Duplas.

Cada instituição participante seleciona os seus melhores trabalhos, segundo critérios próprios que se enquadrem no tema proposto.

A premiação de entrega dos prêmios está marcada para 31 de outubro de 2024.

O 20º Consetrans é uma realização Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Fiscalização de Trânsito, além da Polícia Militar e Estapar.