Campanha de prestação de contas 2024

Sabe como Araraquara venceu a pandemia cuidando da nossa gente?

Com trabalho e com o seu IPTU.

Com muito trabalho e com os recursos do seu imposto, Araraquara, a cidade que acreditou na ciência e salvou vidas durante a pandemia, continua cuidando da sua gente.

Confira essa campanha de prestação de contas do município de Araraquara.

Pague seu IPTU em dia.

Cuidar de você é a nossa marca.

SAÚDE

Na área da saúde, são vários os programas e ações em andamento para garantir o cuidado à nossa população.

Medicamentos na sua porta

Com o programa Saúde em Casa, o remédio para cuidar das pessoas bate na porta delas. Só em 2023, foram 3,6 milhões de unidades de medicamentos entregues na casa dos pacientes SUS. São 311 itens de medicamentos entregues e uma média de 3.600 pessoas atendidas mensalmente. Isso facilitou muito a vida dos usuários SUS, em especial acamados, idosos ou pessoas com deficiência que não precisam mais se deslocarem até os postinhos de saúde.

Vamos zerar as filas de cirurgias e exames represados na pandemia

Já com o programa Saúde Cidadã, Araraquara vai zerar as filas de consultas especializadas, cirurgias e exames represados durante a pandemia. É isso mesmo! Até agora, com recursos conquistados junto ao Ministério da Saúde, do Governo Federal, de R$ 60 milhões, foram 15.071 consultas especializadas só neste ano em diversas áreas como: dermatologia, hematologia, otorrino, urologia. Com relação aos exames já ultrapassamos a demanda reprimida na pandemia. São, até agora, 30.811 exames realizados. As cirurgias eletivas já realizamos 85% da meta com 4.956 procedimentos realizados.

Unidades de saúde novinhas

Também cuidamos de entregar 9 unidades de saúde novinhas, tais como os Postos do Victório de Santi, Valle Verde, São Bento, Centro de Referência do Autismo (um dos primeiros públicos do Brasil), Unidade de Diagnóstico do Melhado (antigo Pronto-Socorro), implantação do Centro Dia para Pessoas com Deficiência. Também estão prontinhas as unidades do novo NGA-3 (Núcleo de gestão Ambulatorial), o Ambulatório Trans e o Centro de Referência do Idoso, o CRIA, todos eleitos no Orçamento Participativo.

Outras 20 unidades totalmente reformadas serão entregues ainda neste ano. São 15 postinhos de saúde que passarão por completa reforma, além de 2 CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), 3 UPAs (Unidades de Pronto-Atendimentos) da Vila Xavier, Centro e Valle Verde.

Saúde se faz todos os dias

Cuidamos de você e da sua família nas mais de 3,8 milhões de unidades de medicamentos entregues mensalmente na nossa rede municipal de saúde. Foram R$ 20 milhões investidos pela Prefeitura para abastecimento das nossas farmácias só no ano passado.

Nas UPAS, cuidamos de atender 354.980 pessoas em 2023. Já o cuidado com a saúde das pessoas nos bairros, nas unidades básicas, chegou a mais de 30 mil consultas por mês.