CER "Jacomina Filippi Sambiase", no Jardim Universal, será entregue nesta quinta-feira (24)

Demanda eleita no Orçamento Participativo, unidade escolar passou por reforma e ampliação que permitirá aumentar o número de alunos atendidos

CER "Jacomina Filippi Sambiase", no Jardim Universal, será entregue nesta quinta-feira (24)



Nesta quinta-feira (25), às 9h, será realizada a cerimônia de entrega das obras de reforma e ampliação do CER "Jacomina Filippi Sambiase", que fica na Avenida Rômulo Lupo, 875, Jardim Universal. A obra foi uma demanda eleita pela população daquela região no Orçamento Participativo.

A unidade escolar foi inaugurada em 1986 e conta atualmente com um total de 218 alunos matriculados. Com a reforma, terá a capacidade de atender 300 crianças.

Com um investimento de R$ 767.583,56, a ampliação contemplou 162 metros quadrados com a construção da sala de apoio da recreação, mais um vestiário para os alunos, construção de sala de reunião de professores, cozinha geral, lavanderia, sanitários e vestiários dos funcionários;  outras melhorias abrangeram 710 metros quadrados, com troca de piso vinílico nos berçários, sala da recreação e sala da classe intermediária, além de substituição do piso cerâmico para porcelanato nos corredores, sanitários, cozinha, depósito, biblioteca, salas da diretoria e de aulas, solário e lavanderia.

A homenageada

Jacomina Filippi Sambiase nasceu no sul da Itália, em Cocenza, no dia 7 de agosto de 1917, filha de Salvatore Filippi e de Palmira Ghirlanda Filippi. Conhecida como Mina, se formou em Araraquara, no Colégio Estadual, em 1934. Foi para o Rio de Janeiro para se casar com Martinho Antonio Sambiase, no dia 19 de janeiro de 1937, e 11 meses depois teve o primeiro filho em Araraquara, onde voltou a morar.

Devido ao trabalho do marido, as mudanças de cidade demandavam muito esforço de Mina, que cuidava de seus quatro filhos homens. Gostava de visitar as amigas frequentemente, acompanhar o marido nas festividades das cidades onde moravam e era muito querida por todos. Em 1960, ao voltar de uma viagem de mais de dois meses pela Europa, chegou ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e ao final da escada agachou-se e beijou o chão dizendo "Nunca mais vou deixar o Brasil!".

Mina gostava muito de pintar, principalmente cerâmica, fez curso de corte e costura, praticava atividade física todos os dias, era muito religiosa e sempre ajudava os mais necessitados. Em Araraquara, morou em uma casa próxima à Igreja Santa Cruz e, após morar em várias cidades e viajar muito, morou na Rua Voluntários da Pátria e na Granja Dinamarca, onde foi muito feliz e faleceu aos 62 anos de idade.
 
 
CER Jacomina Filippi Sambiase, no Jardim Universal, será entregue nesta quinta-feira - Foto Tetê Viviani 03