Área de Lazer do Jardim Florença será entregue neste domingo (5)

Solenidade de reinauguração será realizada às 9h30 e, na sequência, das 10h às 13h, serão oferecidas diversas atrações gratuitas para toda a família com o "Ruas de Lazer"

Área de Lazer do Jardim Florença será entregue neste domingo (5)

Neste domingo (5), às 9h30, será realizada a solenidade de entrega das obras de reforma da Área de Lazer "Adair Pavanelli", que fica na no final da Avenida Domingos de Nóbile, no Jardim Florença. Em seguida, das 10h às 13h, o mesmo local sediará o projeto "Ruas de Lazer", com diversas atividades gratuitas que podem ser aproveitadas por toda a família.

A obra atende a uma demanda da Plenária Temática da Juventude do Orçamento Participativo, que elegeu como prioridade a revitalização de praças e áreas de lazer para atividades de esporte e cultura.

A reforma contou com um investimento de R$ 987.208,26, sendo R$ 717.208,26 na obra e R$ 270 mil na iluminação. Os serviços executados foram a revitalização e ampliação do campo de futebol, construção de pista de caminhada, construção de vestiários, rampas de acessibilidade e sanitários públicos com adaptação para pessoas com deficiência, iluminação de LED, instalação de bebedouro, paisagismo e revitalização geral da área.

O homenageado

O espaço público leva o nome de Adair Pavanelli conforme a Lei Municipal nº 6.861 de 10 de setembro de 2008. Adair Pavanelli nasceu em Araraquara no dia 8 de novembro de 1947, filho de Casemiro Pavanelli e de Maria Perino Pavanelli. Era o segundo de nove filhos do casal.

Cursou o Grupo Escolar Antônio Lourenço Corrêa e, aos 15 anos, mudou-se para São Paulo. Na capital, ao lado de seu tio Ernesto Müller, iniciou seu aprendizado na profissão de chaveiro e, nas horas de folga, dedicou-se ao futebol, sua paixão desde a infância. Em 1972, se casou com Doroty Aparecida Iani, com quem teve dois filhos: Ricardo Luiz e Rodrigo. De volta a Araraquara, abriu no bairro do Carmo a loja Casa das Chaves, em 1977.

Também dedicou grande parte de sua vida à Associação Atlética Ferroviária da Vila Xavier. Junto com Beto Michetti, Zé Alemão e outros diretores, Adair possibilitou que garotos menos favorecidos se voltassem à prática de esportes. Adair faleceu aos 52 anos de idade, no dia 13 de setembro de 2000. Em sua homenagem, no dia 27 de junho de 2001, os diretores da Associação Atlética Ferroviária também denominaram o estádio da agremiação de "Praça de Esportes Adair Pavanelli".

Ruas de Lazer

Logo após a solenidade de entrega das obras da área de lazer, será realizada a ação social "Ruas de Lazer", projeto que é um sucesso nas regiões atendidas pelo programa "Prefeitura nos Bairros" e que oferece esporte, cultura e lazer para toda a família. Toda a programação é gratuita.

O encontro terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes com as modalidades de futebol e taekwondo. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça, além de uma oficina de chaveiros com o programa Oficinas Culturais.

Prefeitura nos Bairros

Essa 4ª fase da edição 2024 do "Prefeitura nos Bairros" teve início nesta terça-feira (30) e atende até o dia 10 de maio a região composta pelos bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez, Vila Melhado, Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Florença, Jardim Itália, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Santa Júlia III, Jardim Água Branca, Jardim Eliana, Jardim Higienópolis, Jardim Mangiacapra, Jardim Nova Época, Jardim Padre Anchieta, Jardim Santa Rosa, Parque Alvorada, Vila Maria Helena, Vila Normandia, Distrito Industrial I, Jardim Arangá, Jardim Castelo, Jardim das Gaivotas, Jardim Panorama, Jardim São Jorge, Vila Furlan, Vila Guaianazes, Vila Suconasa, Vila Nova, Residencial Antônio Melhado e Residencial Irmãos Laurini.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social também é oferecido até o dia 10 de maio, das 8h30 às 13h30, no Centro de Educação e Recreação (CER) "José Pizani", que fica na Rua Domingos Paulo Real, 347, Yolanda Ópice.

Área de Lazer do Jardim Florença será entregue neste domingo - Foto Tetê Viviani (1)