SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – SIM

GERÊNCIA DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (S.I.M. ARARAQUARA)

O Serviço de Inspeção de Araraquara é responsável por fiscalizar e regularizar os estabelecimentos fabricantes de produtos de origem animal e seus derivados (carne, pescado, leite, mel e ovos). O S.I.M. de Araraquara está aderido ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal que permite a comercialização dos produtos a nível nacional, sendo que Araraquara foi o 7° município do estado de São Paulo e o primeiro da região central a conseguir a adesão.

CONTATOS PARA INFORMAÇÕES E DENÚNCIAS

REQUERIMENTOS PARA REGULARIZAÇÃO

REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE PRODUTO

REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE ROTULAGEM

Lei Municipal 9.603 de 05 de junho de 2019

Lei Municipal 9.330 de 19 de julho de 2018

Lei Municipal 10.427 de 16 de fevereiro de 2022

Decreto Municipal 11.973 de 05 de junho de 2019

Decreto Municipal 12.817 de 16 de fevereiro de 2022

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Como saber se o alimento é inspecionado?

R: Os alimentos de origem animal inspecionados possuem um carimbo que consta a sigla SIM, SISP, SISBI e SIF que são diferenciadas devido a abrangência de mercados que o produto pode ser comercializado.

Por que consumir alimentos inspecionados?

R: Os alimentos inspecionados têm garantia que a produção está ocorrendo de forma higiênica, com a finalidade de evitar a disseminação de doenças que podem ocasionar desde problemas leves como um desarranjo intestinal até casos de internação e morte em casos mais graves.