Edinho sanciona lei que visa a conscientização e prevenção das violências contra as mulheres

A campanha “Luto Contra as Violências” fica instituída e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara

Em ato realizado na tarde desta sexta-feira (24), no Paço Municipal, o prefeito Edinho sancionou a lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a campanha “Luto Contra as Violências”, a ser celebrada anualmente na última semana do mês de novembro. A lei é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT).

O objetivo da campanha é desenvolver ações de conscientização e prevenção das violências contra as mulheres em nossa sociedade, e conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Araraquara.

A campanha “Luto Contra as Violências” é uma ação coletiva, voluntária, democrática, horizontal, laica, antirracista e contra qualquer tipo de preconceitos, sem fins lucrativos, colaborativa e suprapartidária de sensibilização social de combate às violências contra as mulheres.

Os recursos necessários para atender às despesas com a execução dessa lei são obtidos mediante parcerias com empresas da iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.

Qualquer pessoa, instituição ou empresa pode participar. A adesão à campanha implica a divulgação de material disponibilizado, afixando-o em local visível e representativo da organização. Para tanto, a comissão organizadora disponibilizará material (cartazes, adesivos) para serem utilizados.

A primeira versão da campanha em Araraquara, realizada em novembro de 2021, conseguiu a adesão de mais de 35 estabelecimentos comerciais da cidade; em novembro de 2022 ampliou-se o alcance, incluindo instituições de ensino e repartições públicas; foram mais de 170 estabelecimentos atingidos.

“É uma lei que faz com que Araraquara faça uma reflexão e faça também mobilizações, para que as mulheres deixem de ser vítimas de violência. Estou muito feliz, penso que é uma belíssima iniciativa que vai fazer com que Araraquara se torne uma cidade mais igualitária e mais justa”, disse o prefeito, em live transmitida em suas redes sociais, logo após a sanção da lei.

A vereadora Fabi Virgílio, autora da lei, também comentou sobre a iniciativa. “A campanha é de sensibilização mesmo, faz com que as pessoas olhem e observem, e sejam tocadas por aquilo que é dito nos cartazes. E a ideia é provocar na gente aquilo que às vezes esquecemos, e isso, muitas vezes, faz com que naturalizemos a violência da forma que ela é manifestada hoje”, comentou Fabi Virgílio.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, participou do ato representando os gestores da Prefeitura.

Link da live: https://www.facebook.com/EdinhoSilvaAraraquara/videos/335928245742980/?extid=NS-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=RUbZ1f